Pintado da Amazônia com Manteiga de Alcaparras em Papillote

Kit com três ovos nos sabores Brigadeiro, Beijinho e Cupuaçu. Crédito da foto: Erich Sacco.
Novidades e Delícias para a Páscoa – Parte 1
15 de março de 2015
Casadinhos de Goiabada – Regina Franco
17 de março de 2015
Mostrar todos

Uma das melhores maneiras de preparar peixes é em papillote (papelote). Esta  técnica mantém o peixe úmido e preserva todo seu sabor e os da guarnição que o acompanha. A sensação lúdica ao abrir e os aromas que são liberados instantaneamente torna o ato de comer mais divertido e prazeroso.

Muitas pessoas preparam o papillote com papel alumínio. Eu prefiro a técnica mais tradicional, com papel manteiga. O formato também pode variar, mas também opto pelo clássico. Uma folha de papel manteiga dobrada ao meio e cortada em formato de coração, de maneira que sobre um espaço de 5 cm do filé de peixe.

Peixe em papillote

Nesta receita de hoje, usei novamente a Manteiga de Alho, Alcaparras e Ervas, para demonstrar sua versatilidade. O peixe que utilizei foi o Pintado da Amazônia, mas você pode optar por qualquer um de sua preferência. Cogumelos shitake e ervilhas tortas acompanham o peixe no papillote, tudo regado com um pouco de vinho branco. Batatas douradas complementam o prato à perfeição, mas são opcionais. Um prato para ser servido em ocasiões especiais.

Aprenda aqui a preparar Manteiga de Alho, Alcaparras e Ervas.

Print Friendly, PDF & Email

Pintado da Amazônia com Manteiga de Alcaparras em Papillote

por 16 de março de 2015

  • Tempo de Preparo : 5 minutes
  • Tempo de Forno : 20 minutes
  • Porções : 1 pessoa

Ingredientes

Modo de Preparo

Retire os talos dos cogumelo e fatie. Retire a fibra das ervilhas puxando com uma faca. Tempere o filé de peixe com sal.

Corte um coração de papel manteiga 5 cm maior que o peixe. Abra-o e unte com um pouco de azeite ou manteiga. Arrume as ervilhas tortas no lado untado e coloque os dois pedaços de peixe por cima. Distribua o cogumelo e regue com o vinho, não deixando vazar. Coloque a manteiga por cima de tudo e cubra com a outra metade do coração. Feche torcendo toda a volte.

Ponha em uma assadeira e leve para assar em forno preaquecido em 180° por 15 - 20 minutos. Sirva imediatamente o papillote em pratos individuais, para serem abertos na hora. Se quiser, complete o prato com batatas douradas.

dourado papilote

Print
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: