O OBA Gastronomia de hoje traz uma colaboração mais que especial de nossa amiga Paula Alvarez. Aproveitem bastante.
Oi, oi!
Depois de uma sumida básica estou de volta com uma boa receita.
Sempre achei que Petit Gateau fosse uma sobremesa muito difícil de fazer, eu pensava: “Como esse bolinho pode ser tão cremoso por dentro, e ainda vir quente?” Então, mudando de canal, parei em um que adoro e vi a receita, mas era de outro sabor, e percebi o quão fácil e prático era prepará-lo!
Achei incrível, porque sempre comia fora, achava caro, mas delicioso e tinha que aprender! Comprei as forminhas, procurei outra receita que levava o chocolate, tomei coragem e fiz!
Vamos a receita?
Petit Gateau de Chocolate
Ingredientes
- 150 g Chocolate meio amargo
- 3 unidades Gemas
- 2 unidades Ovos inteiros
- 150 g Manteiga
- 40 g Farinha de trigo
- 80 g Açúcar
Instruções
-
Derreta o chocolate em banho-maria e acrescente a manteiga
-
Coloque as gemas, os ovos e o açúcar, bata bem e misture no chocolate
-
Peneire a farinha na mistura e mexa bem até ficar uma massa homogênea.
-
Unte as forminhas com manteiga e farinha e despeje a massa (deixe dois dedos da beirada, pois a massa vai subir um pouco.)
-
Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por 8 minutos.
-
Desenforme ainda quente e sirva com uma bola de sorvete.
Observações
-
(1) O tempo de cozimento vai depender muito de cada forno, faça uma unidade para ver quanto tempo levará. O daqui de casa levou mais de 10 minutos para ficar pronto.
-
(2) Ele estará mole mesmo, é normal, mas para facilitar tirar da forminha, use uma faquinha para descolar as laterais e vire no prato.
Ok! Me arrisquei aqui de fazer essa receita. Não sou muito de doces e geralmente fracasso nas sobremesas. Só que dessa vez deu certo! ficou uma delicia! Aconselho a realmente assar uma “cobaia” antes de fazer o restante! aqui em casa os 8 min. não deram conta, nem os 10. tirei do forno com 15min. mas aí já foi demais! ele rachou e assou demais! Então fica a dica; retire do forno antes deles começarem a rachar! ficam lindos no prato e deliciosos na boca!
Henrique, que bom saber que deu certo e que fez!!!!!! Não é fácil?!!! O complicado mesmo é descobrir o tempo certo de cada forno!!!
O meu, deixei uns 10 a 12 minutos, porque na parte de cima ainda estava mole, mas tirei mesmo assim, porque se não, assa demais e passa do tempo (apesar de que, mesmo passando do ponto é bom demais!!!)
Obrigada e faça mais hehehe