Moqueca de Peixe – Alegria dividida

Cristais Contemporâneos
28 de julho de 2013
Pão com Shitake e Provolone
30 de julho de 2013
Mostrar todos

Cozinhar é compartilhar estados de espírito, principalmente quando cozinhamos em  casa. Cozinhar para pessoas que queremos bem requer mais que técnicas e tempos de cozimento. Requer carinho e um sem pressa de servir, querer aproveitar todo os momentos que antecedem o prato pronto.

O que dizer de cozinhar junto com pessoas queridas? Dividir tarefas desde o pré-preparo até o resultado final dá um roteiro de filme. Dá para contar a história de uma amizade tão grande e tão duradoura. É uma vida em pouco tempo, o tempo de uma receita.

Foi assim neste sábado passado. Tive a alegria de preparar um prato com minha querida amiga Regina Franco. Uma bela moqueca de peixe que foi devidamente devorada por familiares e amigos, sem pressa e entre sorrisos, o melhor da vida.

Moqueca 2

Foi pouco tempo, mas que valeu por todo o tempo que esta amizade tem. Poucas coisas tem o poder de expressar estes sentimentos. Música é uma delas. Comidas vão na cola. É aquilo de boa lembrança, de momentos que lembraremos sempre. Uma vontade de repetir. Momentos assim ficam para sempre, não tenho dúvidas. Sábado foi especial demais para mim. Divido a receita e a alegria com nossos leitores.

Um pouco de paciência no pré-preparo e terá um prato maravilhoso para um almoço entre pessoas que colocam cor em sua vida. Saberá disto em todo o tempo de preparo e depois do prato limpo.

Moqueca de Peixe

por 29 de julho de 2013

  • Tempo de Preparo : 30 minutes
  • Tempo de Forno : 20 minutes
  • Porções : 8 pessoas

Ingredientes

Modo de Preparo

Tempere o peixe com algumas folhas de coentro, sal, o alho picado e o suco de limão. Deixe tomar gosto por 1 hora, no mínimo.

Misture o tomate, a cebola, cebolinha, pimentões e coentro e salgue com parcimônia. Misture metade deste tempero ao peixe. Coloque em uma panela funda e refogue por 5 minutos, com a panela tampada. Se possuir uma panela de barro, melhor ainda.

Processe o leite de coco com as pontas dos pimentões e misture ao refogado. Mexa com delicadeza e sem parar. Junte o restante do tempero e o azeite de oliva. Deixe cozinhar por 15 minutos, com a panela tampada.

Um instante antes de retirar do fogo, retifique temperos e acrescente o azeite de dendê. Sirva acompanhado de uma farofa simples e arroz branco.

Moqueca 4

Print

Foi um sábado especial. Sábado de amizade em torno de um belo prato. Sábado para lembrar sempre. Quem já teve momentos assim, sabe do que falo. Que outros venham. A vida é curta e quando vemos, perdemos o melhor dela.

Eu e Regina Franco

Eu e Regina Franco

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

6 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.