A mini burrata DiBufalo é uma nova versão da tradicional burrata italiana, um queijo fresco de leite de búfala, originado na região de Puglia, sudeste da Itália. Por ser menor, pode compor tanto pratos principais, como entradas individuais. O Linguine ao pesto com mini burrata e tapenade de azeitonas pretas é uma receita criada pela produtora de mozzarellas DiBufalo e é uma ótima pedida para as noites de outono, quando as temperaturas tendem a ficar mais amenas. O molho pesto é uma espécie de casamento perfeito para os queijos frescos e massas italianas e a tapenade de azeitonas pretas vem para dar um toque mais salgadinho e realçar o queijo. Confira!

Foto: Charles Mendes

Molho Pesto: Ingredientes

2 xícaras (chá) folhas de manjericão

1/2 xícara (chá) de nozes

1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado (100 g)

2 dentes de alho descascados

1 xícara (chá) de azeite

sal a gosto

Modo de preparo: Bata o azeite com as nozes e o alho em um processador, depois acrescente os outros ingredientes e repita o processo até que tudo esteja misturado. O ideal é que se consiga sentir pequenos fragmentos de nozes e folhas no paladar. Não precisa ficar uma mistura totalmente homogeneizada. Tempere com o sal a gosto. Em uma pequena panela ou caçarola aqueça o pesto e o deixe aquecido sem deixar ferver. Ele será misturado ao linguine recém saído do fogo.

Tapenade de Azeitonas Pretas

250 gramas de azeitonas pretas descaroçadas

2 colheres de sopa de alcaparras

2 dentes de alho

10 colheres de sopa de azeite de oliva

1 unidade limão siciliano (suco)

1 colher de azeite

1 pitada de sal

Modo de preparo: Coloque todos os ingredientes em um processador e bata até formar uma pasta grossa e mais ou menos homogeneizada.

Linguine

500 gramas de linguine

Sal a gosto

1 colher de sopa de azeite

1 colher de sopa de manteiga

Modo de preparo: Cozinhe em água fervendo, (sem quebrar a massa ao colocar na panela), por 08 a 10 minutos. Enquanto cozinha, derreta a manteiga e reserve. Ao terminar o cozimento e terminar de escorrer a massa, derrame a colher de manteiga derretida sobre o linguine.

Mini Burratas DiBufalo

04 mini burratas DiBufalo (você pode substituir por bolas de mozzarella “cerejinha” DiBufalo)

Tire as mini burratas 10 minutos antes da geladeira para que fique em temperatura ambiente.

Montagem e Finalização:

Misture o linguine ao pesto, mantendo-os aquecidos. Rapidamente, disponha o linguine já incorporado ao pesto em quatro pratos fundos, como se formasse um ninho. Coloque suavemente uma mini burrata DiBufalo sobre cada um dos “ninhos” de linguine como na imagem. Regue com uma colher o tapenade de azeitonas pretas sobre cada burrata. Decorre com tomates cerejinhas e folhas de manjericão. Azeite e parmesão são a gosto. Bom apetite!

Rende: 04 porções

Tempo de preparo: 30 a 40 minutos

Foto: Charles Mendes

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu