Licor de Tamarillo

Licor de tamarillo

Com o pezinho de tamarillo aqui de casa começando  a produzir, é hora de procurar usá-los da melhor forma possível. Para quem não conhece este fruto tão especial, imaginem uma mistura de tomate com maracujá. É mais ou menos o que ele nos proporciona.

Tamarillo

Solanum betaceum, conhecido pelos nomes comuns tomate-de-árvore, tomate-arbóreo (do espanhol tomate de árbol), conhecido em espanhol em inglês como tamarillo (nome inventado na Nova Zelândia, um dos principais exportadores do fruto, para que soasse mais exótico) e também chamado, em português, tomate-maracujá, tomarilho, tomate-francês ou tomate-inglês é o fruto da espécie Solanum betaceum, pertencente à família Solanaceae.

Nativo dos Andes, na América do Sul, o tomate-de-árvore é rico em vitamina A, sendo indicada para controlar o colesterol. É apreciada ao natural e seu sabor agridoce também pode ser explorado com sucesso no preparo de sucos, geleias ou compotas, salada de frutas e molhos para acompanhar carnes.

A fruta é comercialmente cultivada na Nova Zelândia, na Califórnia e em Portugal. No Brasil, a fruta é cultivada em quintais, principalmente nos estados da Bahia, de Minas Gerais e de São Paulo. Na Bahia recebe o nome de “tomatão” e em São Paulo de “tomate-francês“. Na região sul de Minas Gerais é popularmente conhecida como “tomate-de-árvore” ou “sangue-de-boi“, enquanto mais ao norte do estado é conhecido também como “vinagre“. No Paraná outro nome que ele recebe é o de “tomate-japonês“. Em Portugal também é conhecida como “tomate-inglês” e “tomate-brasileiro“.

Nasce em uma árvore de pequeno porte, que não requer cuidados especiais, mas que sofre bastante com as geadas pelo que necessita de ser protegida no inverno. Propaga-se por sementes e por estacas dos ramos. (Wikipedia)

Licor de Tamarillo é comum em Portugal, sendo bastante apreciado. Seu sabor é indescritível. Procure encontrar tamarillos e preparar este licor. Com certeza irá surpreender. Caso você tenha algum espaço em sua casa, guarde algumas sementes e plante. Em pouco tempo você terá tamarillos para esta e outras preparações.

A bela coloração do Licor de Tamarillo

Licor de Tamarillo

Ingredientes

  • 12 unidades Tamarillos maduros
  • 1 litro Álcool de cereais ou uma boa cachaça
  • 1 Kg Açúcar
  • 1 litro Água

Instruções

  1. Descasque os tamarillos e corte-os em 4. Coloque em um recipiente com tampa e deixe em local escuro por 2 semanas, agitando diariamente.
  2. Em uma panela funda, prepare uma calda misturando o açúcar com a água e deixando em fervura por aproximadamente 20 minutos. Espere esfriar e misture a infusão de tamarillo, passando por uma peneira. Transfira para garrafas e guarde em local arejado. Quanto mais o tempo passa, melhor o sabor de seu licor.
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

1 Comentário

  1. […] preparações, além de saladas simples. Aqui pelo OBA Gastronomia ele já apareceu até como licor. A receita de hoje é mais uma das maravilhas que este fruto pode proporcionar. Vale a pena […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: