Desde que descobri a delícia que é preparar licores sempre estou pensando no sabor do próximo. O de anis estava há tempos  na fila. O anis estrelado usado em sua confecção é um daqueles ingredientes que não tem como se apaixonar.

Estrela-de-anis ou Anis-estrelado (Illicium verum) é uma planta originária da China e do Vietnã. É considerado uma especiaria de uso medicinal e culinário. Possui um aroma idêntico ao do anis pois contém o mesmo óleo, embora seja mais forte.

Há outra espécie próxima, originada do Japão, denominada de anis-estrelado japonês (Illicium anisatum, também conhecido como Illicium religiosum, Illicium japonicum), shikimmi ou skimmi. Está espécie é reconhecida cientificamente como altamente venenosa e é, por isso, imprópria para o consumo humano.


A vagem do anis-estrelado tem a forma de uma estrela irregular com oito pontas e mede até 3 centímetros de lado a lado. São duras e de cor de ferrugem. Os carpelos têm forma de canoa e abrigam uma semente frágil e lustrosa. Os carpelos são mais aromáticos do que as sementes.
Ingrediente essencial ao “pó de cinco especiarias”, o anis-estrelado é usado na culinária chinesa em sopas, caldos, marinadas para carne de porco, pato e frango. Na cozinha vietnamita é cozido em caldos e no pho (sopa de macarrão e carne). Na Índia, o anis-estrelado é comumente usado para substituir o anis por ser mais barato. (Wikipedia)

Esta é uma receita que não exige quase que nenhum esforço. Vale a pena você preparar.

Licor de Anis

Ingredientes

  • 1 litro Cachaça de boa qualidade
  • 20 vagens Anis estrelado
  • 8 gotas Essência de baunilha

Para a calda

  • 150 ml Água
  • 300 g Açúcar

Para colorir

  • 10 gotinhas Corante alimentício azul

Instruções

  1. Misture a cachaça, o anis estrelado e a essência de baunilha em um recipiente com boca larga. Deixe descansar em um lugar escuro por 12 dias, chacoalhando de vez em quando. Ao final deste tempo, coe para outro recipiente em uma peneira fina e coe novamente em um coador de papel.
  2. Prepare a calda: Ferva a água por 5 minutos com o anis estrelado. Desligue, descarte o anis e deixe esfriar. Misture a água com o açúcar e leve ao fogo. Após levantar fervura, conte 4 minutos e desligue o fogo.
  3. Espere esfriar e misture com o licor. Pingue o corante e mexa com uma colher.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 9 comentários

  1. Bom dia, tenho uma planta em casa, e cheiro dela é de anis, eu conheço cimo anis, vi sua receira, com anus estrelado. Sera que poderia fazer com esta planta que tenho em casa? Esta muda de anis era da minha falecida mãe… Ela fazia quando era pequena, e lembro muito do cheiro, e não tive oportunidade de pegar a receita. Quero muito fazer este licor. Poderia me ajudar? Muito obrigada.

    1. Olá, Marcia
      Nunca fiz com as folhas da erva-doce. Você pode tentar. Utilize somente as folhas e depois me conte o resultado.
      Obrigado e um abraço!

  2. Olá, gostei muito desta sua receita. Comprei álcool de cereais, como faço pra substituir a cachaça? Muito obrigado.

    1. Olá, Sérgio
      Utilize o álcool de cereais como a cachaça, na mesma quantidade.
      Obrigado pela participação e um abraço!

  3. Muito obrigado!

  4. Olá Orlando.
    Se misturar o álcool de cereais com a cachaça, o licor ficará com menos teor de álcool?

    1. Olá, Conceição
      O teor de álcool ao misturar os dois não irá ter uma alteração significativa.

  5. Olá Orlando!
    Os anis estrelados que serão fervidos com os 150 ml de água, são os mesmos que ficaram na cachaça com baunilha por 12 dias?

    1. Olá, Aurélio
      Sim, são os mesmos que ficaram em infusão.
      Obrigado pela participação e um abraço.

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu