Esta é uma das mais famosas e saborosas receitas com batatas que eu conheço. É uma guarnição perfeita para carnes assadas. Possui algumas versões diferentes, principalmente no que se refere ao uso ou não de creme de leite fresco em sua composição.

O sabor, a aparência e a textura cremosa que o cozimento lento confere ao prato são geniais, daquelas coisas de nunca mais esquecer. Não é uma receita difícil, muito pelo contrário. Você só deve ter a paciência de esperar o tempo certo para retirar do forno.

Dauphine 1

A receita que repasso para vocês é a de Paul Bocuse, em seu fantástico livro La cuisine du marché. Nela, Paul Bocuse é democrático e deixa a seu critério usar ou não creme de leite. Esta eu fiz para acompanhar Saltimbocca Romana (como visto na fotografia).

No mais, é se deslumbrar com uma das melhores guarnições do mundo. Quem sabe não seja uma bela sugestão para a ceia ou almoço do fim de ano que está chegando.

Gratinado Dauphinois

Tempo de Preparo 20 minutes
Cook Time 50 minutes
Tempo Total 1 hour 10 minutes
Porções 4 pessoas

Ingredientes

  • 500 g Batatas de tamanho médio
  • 500 ml Leite
  • 1 unidade Ovos
  • 60 g Manteiga
  • 125 g Queijo Gruyère ralado
  • 1 pitada Noz-moscada
  • À gosto Sal e pimenta-do-reino

Instruções

  1. Ferva o leite e deixe amornar.
  2. Descasque, lave e enxugue as batatas. Corte em rodelas finas e polvilhe com uma pitada de sal. Moa a pimenta por cima e junte a noz-moscada. Misture tudo muito bem. Coloque  2/3 do queijo, misture e espalhe a  batata em um recipiente.
  3. Bata o ovo como para omelete e misture ao leite. Despeje o leite sobre as batatas. A quantidade de leite deve apenas banhar as batatas. Misture com uma espátula e retifique os temperos.
  4. Esfregue um dente da alho em uma forma e unte-a com manteiga. Coloque dentro a mistura das batatas, espalhando de maneira uniforme. A espessura não deve exceder 7 cm de altura. Encha o prato até o máximo de 1 cm da borda. Polvilhe o restante do queijo ralado por cima e deposite a manteiga, cortada em pedaços. Cubra com papel alumínio.
  5. Leve ao forno e asse em fogo brando por 50 minutos. Retire o papel alumínio, aumente o fogo e asse por mais 5 minutos.
  6. A composição, que pode ser enriquecida com uma parte de creme de leite espesso, torna-se cremosa, suculenta e coberta por um maravilhoso gratinado dourado.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu