A primeira impressão que temos de Gnudi, é que trata-se de um nhoque rústico e maior que os habituais, mas estes bolinhos típicos das regiões de Siena e Grosseto, na Toscana, estão longe disto. O Gnudi é um bolinho à base de ricota e espinafre cozidos e servidos com molho de tomate ou manteiga de sálvia. A impressão que temos é de estar comendo o recheio de raviólis.
Estes bolinhos são deliciosos, perfeitos para serem servidos como prato principal, guarnição ou entrada (o que foi minha opção). Quando for preparar, não se incomode com o formato irregular. Acredito que um dos charmes destes bolinhos seja exatamente sua aparência rústica, denunciando sua origem camponesa. Esta é mais uma receita que aproveitei do livro Caderno de Receitas Tradicionais da Toscana e que trago para os leitores do OBA Gastronomia.
Gnudi
Ingredientes
- 500 g Ricota de ovelha pode ser de vaca
- 100 g Espinafre cozido
- 3 unidades Ovos
- 100 g Queijo Parmesão ralado
- À gosto Manjerona fresca
- À gosto Sal e pimenta-do-reino
Manteiga de Sálvia
- 100 g Manteiga
- Folhas de 3 ramos Sálvia fresca
- Para empanar Farinha de trigo
Instruções
-
Pique o espinafre cozido e misture com a ricota e o queijo Parmesão. Adicione 2 ovos inteiros, a clara de 1 ovo, sal e pimenta e a manjerona.
-
Molde bolinhas de 4 a 5 cm de diâmetro. Passe na farinha de trigo e cozinhe em água salgada fervente, contando 3 a 4 minutos depois que boiarem. Escorra.
-
Aqueça a manteiga em uma frigideira grande e coloque as folhas de sálvia. Quando começar a borbulhar, desligue o fogo e espere esfriar.
-
Passe os Gnudi na manteiga e sirva.