As vezes em que estive em Bento Gonçalves, terra do vinho na Serra Gaúcha, no hotel que me hospedava a Fortaia aparecia em quase todas as refeições. Este omelete típico da Itália é um dos pratos que representam bem a vida dos camponeses do país da bota. Simples, delicioso, nutritivo, pode fazer as vezes de um almoço sem perder a majestade.
O que é a Fortaia?
A Fortaia nada mais é que um omelete preparado com salame e queijo colonial. Já encontrei outras variações, como linguiça substituindo o salame, mas acredito que a original seja esta que enfeita o OBA Gastronomia de hoje. Uma receita excelente para começar bem a semana.
Confira nossa receita para uma saborosa Fortaia:
Gostou da receita? Lembra de voltar aqui pra contar pra gente o que achou dessa delícia!
Fortaia
Ingredientes
- 4 unidades Ovos
- 200 g Salame colonial em cubinhos pequenos
- 250 g Queijo colonial em cubos pequenos
- 1 colher sopa Orégano
- À gosto Sal e pimenta-do-reino
- 1 colher sobremesa Óleo de girassol
Instruções
-
Misture ligeiramente os ovos com o orégano, o sal e a pimenta.
-
Aqueça uma frigideira e coloque o óleo. Frite o salame até dourar bem. Adicione os cubos de queijo e a mistura de ovos. Mexa até soltar da panela, sem deixar secar demais. Sirva em uma travessa.
Eu sou decendente de italianos, criada por meus avós e geralmente a fortaia que mais se fazia lá em casa era fritar um punhado de cebolinha verde, até quando começa a soltar um cheirinho gostoso, então joga os ovos levemente batidos com um pouco de sal, frita lado e lado. Pronta a fortaia, pra acompanhar uma deliciosa polenta, se juntar “radicci cóti” então, fica PERFEITO!!
Uau!!! Aí sim….
radicci!!
Fortaia com cebolinha e salsinha é uma variação realmente mais leve e igualmente gostosa.