Fettunta Toscana – Poesia na Simplicidade

Quer mesmo perder peso? Confira as nossas dicas
18 de julho de 2018
20 de Julho – Dia do Biscoito
20 de julho de 2018
Mostrar todos
Fettunta toscana

No começo de novembro, as primeiras azeitonas começam a ser prensadas na Toscana para uma nova safra de azeite de oliva. As primeiras garrafas do azeite verde toscano começam a ser vendidas. Como na Itália tudo é motivo para comemoração, com este evento não poderia ser diferente. Nesta época, ao redor das prensas de azeite, os italianos da região celebravam tomando muito vinho e comendo fatias de pão aromatizadas com alho, regadas com o azeite recém produzido e salpicadas com sal, a Fettunta.

A palavra Fettunta significa fatia oleosa. No dialeto toscano é a junção de fetta (fatia) e unta (óleo). É uma receita, se assim podemos chamar, com origem camponesa. Esta pequena maravilha é hoje um dos símbolos da culinária da Toscana. Como acontece muito na Gastronomia, as coisas mais simples tornam-se inesquecíveis.

A Fettunta, dentro de toda a sua simplicidade, saiu da Toscana e ganhou o mundo. É impossível não ficar inebriado ao saborear esta “torradinha” tão especial. Difícil um antepasto tão perfeito para abrir uma refeição. Para preparar esta delícia, precisamos somente de 4 ingredientes: pão, alho, azeite de oliva e sal, um belo pão italiano e um azeite de qualidade, de preferência da Toscana, claro.

No mais, é cortar fatias do pão, dar uma tostada em uma grelha  e esfregar um alho aberto ao meio em um dos lados. Regue generosamente com o azeite de oliva, tempere com sal e delicie-se.  Depois me conte se não tenho razão ao ver poesia em coisas tão simples dentro da Gastronomia. Podemos nos deliciar com trufas, foie gras, caviar, mas uma bela Fettunta sempre deixará saudade.

Fettunta toscana

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: