Farofa de Couve com Barriga de Porco e Pinhão

Um café pra chamar de seu
16 de abril de 2015
Conheça a influência dos Tropeiros na Gastronomia Paranaense
20 de abril de 2015
Mostrar todos

Estamos naquela época do ano em que topamos com barraquinhas vendendo pinhão em cada esquina e claro que compramos bem mais do que o necessário. O desafio passa a ser como utilizar este excesso. Uma das melhores maneiras de resolver este dilema é preparar uma bela farofa e guarnecer com lascas desta semente tão especial.

Farofa de couve com pinhão

A receita que trago para vocês hoje é típica da culinária mineira, farofa de couve. Esta é uma farofa um pouco diferente da maioria, onde a farinha de mandioca reina absoluta. A farofa de hoje leva farinha de milho flocada, além de ovos e o tão falado pinhão. Para guarnece-la, barriga de porco (ou panceta), dando um ar ainda mais mineiro ao prato.

Farofa de Couve com Barriga de Porco e Pinhão

por 17 de abril de 2015

  • Tempo de Preparo : 20 minutes
  • Tempo de Forno : 10 minutes
  • Porções : 4 pessoas

Modo de Preparo

Aqueça uma frigideira funda e coloque metade da banha de porco. Tempere a barriga de porco e frite até estar bem dourada. Retire e mantenha aquecida. Coloque a couve em uma peneira e despeje 500 ml de água fervente. Deixe escorrendo.

Na mesma frigideira, coloque o restante da banha e refogue a cebola por 2 minutos. Adicione o alho e o pinhão e cozinhe por mais 1 minuto mexendo sempre. Junte os ovos e a couve e deixe por 1 minuto, misturando muito bem. Vá adicionando a farinha de milho aos poucos, sem deixar que fique muito seco. Tempere com o sal e sirva com  a barriga de porco por cima.

Print

Farofa de couve com pinhão 1

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: