Escabeche de Posta Branca e um sanduíche imperdível

Coquetel Screwdriver – Restaurante do Cura – Ilhabela – SP
16 de fevereiro de 2016
Pastel de Abóbora, Carne-de-Sol e Palmito Pupunha
18 de fevereiro de 2016
Mostrar todos

Uma das maneiras de preparar e saborear posta branca (lagarto, em alguns lugares do Brasil) é em escabeche. Cozido até ficar bem macio e guarnecido de diversos temperos, como cebola, pimentão, louro, etc., o escabeche é ideal para ter em casa no caso de visitas inesperadas, pois ele mantém-se bem em geladeira por até 5 dias.

Posta a escabeche

Este prato é também conhecido por Carne Louca, retratando bem seu visual colorido e alegre. A Posta a Escabeche fica maravilhosa em sanduíches. Fatiada finamente ou desfiada, é capaz de agradar até as pessoas mais reticentes a temperos mais fortes.

Posta a escabeche 1

Eu costumo fazer uma seleção dos ingredientes que mais me agradam. Você pode retirar, substituir ou acrescentar os de sua preferência. Claro que este prato não é só para ser degustado como antepasto, em sanduíches ou torradas. Ele fará bonito em qualquer almoço, de qualquer dia.

Print Friendly, PDF & Email

Posta à Escabeche (e um sanduíche)

por 17 de fevereiro de 2016

Tempo de Preparo : 20 minutes. Tempo de Forno : 1h 30 min Porções : 8 sanduíches)

Ingredientes

Modo de Preparo

Limpe bem a peça de posta, tirando toda a gordura que a envolve. Faça um amarrado de ervas com o louro, o tomilho e a salsinha. Descasque a cebola e os dentes de alho. Salgue a carne e coloque em uma panela de pressão. Junte o vinagre e cubra com água. Deixe levantar fervura e tampe a panela. Deixe cozinhar por 1 hora e meia, até que fique macia.

Prepara o refogado

Aqueça uma frigideira funda e coloque o azeite. Adicione a cebola em tiras e refogue por 2 minutos. Junte o pimentão. Cozinhe por mais 5 minutos. Acrescente os cogumelos, as alcaparras, a azeitona e a Pimenta Biquinho. Cozinhe por 2 minutos e tempere com o sal e a pimenta. Desligue e espere esfriar.

Retire a carne da panela (reservando o líquido do cozimento) e fatie finamente. Em uma tigela, alterne camadas da carne com o refogado. Ao fim, junte um pouco do líquido do cozimento, que atinja 1/4 da altura da tigela. Leve para geladeira e deixe de um dia para o outro.

Prepara o sanduíche com uma porção generosa de Posta à Escabeche e sirva com mostarda e catchup.

Posta a escabeche 2

Print
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: