Quando o problema é preparar um prato rápido e saboroso, uma grande pedida é um cuscuz, feito à moda do sudeste brasileiro, o cuscuz paulista. Este bolo de farinha de milho é delicioso e oferece inúmeras variações de “recheios”, como sardinha, vegetais, camarões, frango, etc. A sugestão que trago hoje é uma das minhas preferidas.
Atum e palmito são dois ingredientes que casam bem demais. É um prato para ser servido em diversas ocasiões, desde um lanche até como a estrela principal de um almoço mais informal. Você pode dar sua cara para a receita, substituindo ou incluindo algum ingrediente. Caso atum não agrade a todos, substitua por frango desfiado, por exemplo. O importante é ter este coringa sempre na manga.
Cuscuz de Atum e Palmito
Ingredientes
- 2 xícaras Farinha de milho flocada
- 1 lata escorra o óleo Atum ralado
- 300 g Palmito picado
- 1/2 latinha com o suco Tomate italiano em cubos
- 1 xícara Ervilha congelada
- 2 unidades 1 em rodelas e outro picado Ovos
- 1 unidade Tomate em rodelas
- 1/2 xícara Azeitonas picadas
- 1 colher sopa Salsinha picada
- 1 unidade Cebola picada
- 4 colheres sopa Óleo de girassol
- À gosto Sal e pimenta-do-reino
- 1 copo Água fervente
Instruções
-
Unte uma forma de furo e arrume as fatias de ovo e de tomate no fundo.
-
Aqueça uma panela funda e coloque o óleo. Ponha a manteiga e refogue por 1 minuto. Junte a ervilha (já fervida), o atum e o palmito e cozinhe por mais 3 minutos. Adicione a azeitona, o tomate com seu suco, a água e deixe levantar fervura. Comece a colocar a farinha aos poucos, mexendo sempre. Deixe cozinhar por 5 minutos, até que esteja soltando da panela, mas ainda úmido. Retifique o tempero com o sal e a pimenta. Misture o ovo e a salsinha picados.
-
Despeje na forma e pressione. Espere esfriar e desenforme.
Hummmmm vou fazer😋😋😋 adorei a receita