Crostoni Prosciutto e Pecorino – Um passeio pela Toscana

Esta semana, o OBA Gastronomia propõe a nossos leitores um passeio pela Toscana, uma das mais belas regiões da Itália e com pratos inesquecíveis, conservados na tradição culinária dos camponeses do local. Será uma semana em que o tema serão alguns antepastos toscanos, para serem servidos como entrada ou em um encontro entre amigos.

Crostoni 1

A Toscana ou Toscânia é uma região da Itália central com cerca de 3,7 milhões de habitantes e 22 997 km, cuja capital é Florença. Tem limites a noroeste com a Ligúria, ao norte com a Emília-Romagna, a leste com Marcas e Úmbria e ao sul com o Lácio. A oeste seus 397 km de litoral são banhados pelo Mar Lígure e o Mar Tirreno.  A Toscana administra ainda as ilhas do Arquipélago Toscano, a principal das quais é a Ilha de Elba. A Toscana é uma das maiores regiões italianas em território e número de habitantes.

A região da Toscana apresenta uma forma triangular que cobre uma extensão de 22 997 km². Situa-se na Itália central e é banhada pelo Mar da Ligúria e o Mar Tirreno. No relevo da região, predominam os morros e colinas (66,5%) bem como importantes formações montanhosas (25,1%). As áreas de planície são relativamente poucas (8,4%).

O Monte Pisanino (1946 metros), nos Alpes Apuanos, é o ponto culminante da região. Ao longo da costa existem numerosas ilhas, incluindo Elba, a terceira maior ilha italiana em extensão. O principal rio é o Arno, que atravessa as cidades de Florença e Pisa. (Wikipedia)

O prato de partida será Crostoni Prosciutto e Pecorino. Estas fatias grossas de pão tostado cobertas com presunto cru e queijo Pecorino fazem a alegria em qualquer evento.

Crostoni Prosciutto e Pecorino

Tempo de Preparo 5 minutes
Cook Time 15 minutes
Tempo Total 20 minutes
Porções 2 pessoas

Ingredientes

  • 2 fatias com 2 5 cm de espessura Pão italiano amanhecido
  • 50 g Presunto cru Parma ou Jamon Serrano
  • 100 g Queijo Pecorino fresco
  • 1 unidade Ovo batido
  • 100 ml Leite
  • À gosto Sal

Instruções

  1. Banhe as fatias de pão no leite (com o sal). Arrume em uma forma e disponha sobre elas as fatias de Pecorino. Coloque as fatias de presunto por cima e pincele tudo com o ovo batido.
  2. Leve ao forno pré-aquecido em 200° por 15 minutos ou até dourar.
  3.  
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: