Continuando nosso passeio pela Toscana, hoje chega a vez de uma das saladas mais emblemáticas da culinária italiana, a Panzanella. Apesar da simplicidade de seu preparo, a Panzanella é uma das saladas mais preparadas no mundo inteiro, pelo menos na sua essência: pão amanhecido, cebola, tomate, manjericão, azeite, vinagre e sal.
Na sua terra natal, a Panzanella é preparada com a Cebola de Certaldo, que está presente desde a idade média no brasão do município para lembrar Giovani Boccaccio, que no Decamerão afirma que a sua cidade produz “cebolas famosas em toda a Toscana”.
A salada Panzanella aceita inúmeras variações. Com um ou mais ingrediente ela torna-se um prato para um almoço rápido. Atum em óleo, ovos cozidos, frango, salmão defumado, são algumas opções para você incrementar sua Panzanella. Aqui, ao final, eu sugiro frango desfiado e ovo cozido, com a gema ainda mole.
Panzanella
Ingredientes
- 400 g Pão Italiano em cubos de 2 cm
- 16 unidades Tomate cereja
- 2 unidades médias Cebola roxa
- À gosto Folhas de manjericão fresco
- 1 colher sopa Azeite extravirgem
- 1 colher sobremesa Vinagre de vinho branco
- À gosto Sal
Para incrementar
- 4 unidades Ovos
- 1 unidade grande Peito de frango cozido e desfiado
Instruções
-
Corte as cebolas em fatias finas e os tomates cerejas ao meio. Misture com os cubos de pão e as folhas de manjericão. Tempere com o sal, azeite e vinagre. Leve ao refrigerador por meia hora. Regue com mais azeite e sirva em seguida.
-
Para preparar com o frango, cozinhe os ovos mantendo a gema ainda mole (conte 2 minutos depois da água começar a ferver). Misture o frango com a Panzanella e divida em quatro pratos. Abra ao meio os ovos e arrume em cima de cada prato de salada.