Convidado para fazer um programa para uma empresa especializada em produtos naturais, fui apresentado à Proteína Texturizada de Soja, conhecida também como PTS. A ideia era preparar uma receita com o PTS produzido pela empresa. Em uma pesquisa rápida, pude perceber que a grande maioria das receitas produzidas com PTS são de quibes, bolinhos e hamburgueres. Eu imaginei uma chartreuse, com acelga recheada com cogumelos, pimentões, cebola, alho e a proteína de soja.

Chartreuse de PTS 1

A proteína texturizada de soja, carne de soja ou seitan é um produto alimentar, obtido industrialmente através de um processo denominado extrusão termoplástica ou fiação. Possuí teor de proteínas de cerca de 50% pelo processo de extrusão e de 90% pelo processo de fiação.

A soja é submetida a um tratamento térmico controlado, onde ocorrem mudanças bioquímicas e físico-químicas. Estas condições transformam o material, dando-lhe as suas características finais para ser comercializado. A proteína texturizada de soja não é um produto passível de ser produzido domesticamente.2 Sua produção é feita a partir de farinha desengordurada de soja, por um processo chamado de extrusão termoplástica. O teor de proteínas presente nos produtos comerciais de proteína texturizada de soja (PTS) cerca de 50%. Por este processo é obtido o hambúrguer e bolinhos de carne, por exemplo.

Este processo produz produtos com alto teor de proteína (cerca de 90%) e os produtos são obtidos a partir do isolado de soja. É utilizado para fazer produtos assemelhados ao bife de soja, presunto, etc. (Wikipedia)

O sabor da PTS é muito suave, exigindo o acréscimo de temperos e outros ingredientes aromáticos. O cogumelo Shimeji combinou bem, assim como o uso de Sal Defumado. Este sal vocês podem encontrar em lojas de produtos gourmet. Caso não encontrem, usem o normal. Vocês encontrarão a PTS fina, média e grossa. Eu utilizei a média. A PTS exige hidratação e uma boa secagem posterior. Atentem bem para este processo na receita.

Chartreuse de Proteína Texturizada de Soja (PTS)

Tempo de Preparo 30 minutes
Cook Time 20 minutes
Tempo Total 50 minutes
Porções 4 pessoas

Ingredientes

  • 100 g Proteína Texturizada de Soja média
  • 4 unidades grandes Folhas de acelga
  • 80 g Cogumelos Shimeji
  • 1 unidade pequena Cebola picada
  • 2 dentes Alho picado
  • 1/2 unidade Pimentão em cubinhos
  • À gosto Sal defumado ou normal
  • À gosto Pimenta-do-reino
  • 1 xícara Molho de tomate opcional
  • Para decorar Broto de trevo
  • 2 colheres sopa Azeite de oliva extravirgem

Instruções

  1. Coloque a PTS em um recipiente e cubra com água fervente. Deixe hidratar por 15 minutos, no mínimo. Escorra com as mãos embaixo de uma torneira, até que a água que saia seja transparente. Escorra novamente em um espremedor de batatas. Reserve.
  2. Descarte a parte mais dura das folhas de acelga e cozinhe no vapor por 10 minutos. Reserve aquecida.
  3. Aqueça uma frigideira e coloque o azeite. Refogue a cebola por 2 minutos. Coloque o alho e refogue por mais um minuto. Junte o pimentão e refogue por 2 minutos. Acrescente os cogumelos e cozinhe por 3 minutos. Adicione a PTS e deixe cozinhar por mais 5 minutos, mexendo sempre. Tempere com o sal e a pimenta.
  4. Forre um ramequim com uma folha de acelga, deixando parte dela para fora, e recheie com o refogado. Feche com o excesso da folha. desenforme e sirva com molho rápido de tomate  (opcional) ou use como guarnição. Decore com broto de trevo.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem um comentário

  1. Rafael Murcia

    Excelente tópico, sempre tive algumas duvidas em relação a proteína de soja.
    Tomo whey regularmente e pretendo adicionar a minha dieta um pouco de soja tb!

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.