Chartreuse de Proteína Texturizada de Soja (PTS)

Shitake Tora – Seu shitake em casa
3 de junho de 2014
Ovo Frito com Cogumelos
5 de junho de 2014
Mostrar todos

Convidado para fazer um programa para uma empresa especializada em produtos naturais, fui apresentado à Proteína Texturizada de Soja, conhecida também como PTS. A ideia era preparar uma receita com o PTS produzido pela empresa. Em uma pesquisa rápida, pude perceber que a grande maioria das receitas produzidas com PTS são de quibes, bolinhos e hamburgueres. Eu imaginei uma chartreuse, com acelga recheada com cogumelos, pimentões, cebola, alho e a proteína de soja.

Chartreuse de PTS 1

A proteína texturizada de soja, carne de soja ou seitan é um produto alimentar, obtido industrialmente através de um processo denominado extrusão termoplástica ou fiação. Possuí teor de proteínas de cerca de 50% pelo processo de extrusão e de 90% pelo processo de fiação.

A soja é submetida a um tratamento térmico controlado, onde ocorrem mudanças bioquímicas e físico-químicas. Estas condições transformam o material, dando-lhe as suas características finais para ser comercializado. A proteína texturizada de soja não é um produto passível de ser produzido domesticamente.2 Sua produção é feita a partir de farinha desengordurada de soja, por um processo chamado de extrusão termoplástica. O teor de proteínas presente nos produtos comerciais de proteína texturizada de soja (PTS) cerca de 50%. Por este processo é obtido o hambúrguer e bolinhos de carne, por exemplo.

Este processo produz produtos com alto teor de proteína (cerca de 90%) e os produtos são obtidos a partir do isolado de soja. É utilizado para fazer produtos assemelhados ao bife de soja, presunto, etc. (Wikipedia)

O sabor da PTS é muito suave, exigindo o acréscimo de temperos e outros ingredientes aromáticos. O cogumelo Shimeji combinou bem, assim como o uso de Sal Defumado. Este sal vocês podem encontrar em lojas de produtos gourmet. Caso não encontrem, usem o normal. Vocês encontrarão a PTS fina, média e grossa. Eu utilizei a média. A PTS exige hidratação e uma boa secagem posterior. Atentem bem para este processo na receita.

Chartreuse de Proteína Texturizada de Soja (PTS)

por 4 de junho de 2014

  • Tempo de Preparo : 30 minutes
  • Tempo de Forno : 20 minutes
  • Porções : 4 pessoas

Ingredientes

Modo de Preparo

Coloque a PTS em um recipiente e cubra com água fervente. Deixe hidratar por 15 minutos, no mínimo. Escorra com as mãos embaixo de uma torneira, até que a água que saia seja transparente. Escorra novamente em um espremedor de batatas. Reserve.

Descarte a parte mais dura das folhas de acelga e cozinhe no vapor por 10 minutos. Reserve aquecida.

Aqueça uma frigideira e coloque o azeite. Refogue a cebola por 2 minutos. Coloque o alho e refogue por mais um minuto. Junte o pimentão e refogue por 2 minutos. Acrescente os cogumelos e cozinhe por 3 minutos. Adicione a PTS e deixe cozinhar por mais 5 minutos, mexendo sempre. Tempere com o sal e a pimenta.

Forre um ramequim com uma folha de acelga, deixando parte dela para fora, e recheie com o refogado. Feche com o excesso da folha. desenforme e sirva com molho rápido de tomate  (opcional) ou use como guarnição. Decore com broto de trevo.

Chartreuse de PTS

Print
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

1 Comentário

  1. Rafael Murcia disse:

    Excelente tópico, sempre tive algumas duvidas em relação a proteína de soja.
    Tomo whey regularmente e pretendo adicionar a minha dieta um pouco de soja tb!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *