Prima da alemã Hackepetter, a Carne de Onça surgiu na cidade de Curitiba na década de 50. Para alguns, na Toca do Tatu, bar que pertenceu a Cristiano Schmidt, diretor do Britânia, um clube de futebol da cidade. para outros, no Embaixador, cujo proprietário Leonardo “Onha” Werzbitzki preparava a receita para os frequentadores.
Seja onde quer que tenha nascido, Carne de Onça caiu no gosto dos curitibanos e hoje é Patrimônio Cultural da cidade. A versão mais aceita sobre a origem de seu nome é o hálito que ela deixa, o famoso bafo de onça. Passarei aqui a receita que eu preparo. Hoje tem muitas versões da carne de onça, mas todas mantém a base carne moída crua/broa/cebola/cebolinha/azeite e sal.
Acompanhe a montagem:
Carne de Onça
Tempo de Preparo 10 minutes
Tempo Total 10 minutes
Porções 2 pessoas
Ingredientes
- 400 g Carne moída Patinho em gordura
- 2 fatias Broa
- 1 cálice Conhaque
- 1 unidade Gema de ovo
- 1 unidade Cebola roxa picada
- 4 colheres sopa Ciboulette picada
- Suco de 1 limão Suco de limão
- À gosto Sal e pimenta-do-reino
- À gosto servida separado Mostarda
- À gosto servido separado Molho de pimenta
Instruções
-
Opte por carne moída na hora. Caso não seja possível, retire da geladeira e deixe ficar na temperatura ambiente. Misture a carne com a gema de ovo e o conhaque. Espalhe palas fatias de broa e regue com o suco de limão. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Cubra cada fatia com a ciboulette e depois com a cebola roxa picada. Adicione mais sal e pimenta e sirva acompanhado de mostarda escura e molho de pimenta.
-