Com o pezinho de tamarillo aqui de casa começando a produzir, é hora de procurar usá-los da melhor forma possível. Para quem não conhece este fruto tão especial, imaginem uma mistura de tomate com maracujá. É mais ou menos o que ele nos proporciona.
Solanum betaceum, conhecido pelos nomes comuns tomate-de-árvore, tomate-arbóreo (do espanhol tomate de árbol), conhecido em espanhol em inglês como tamarillo (nome inventado na Nova Zelândia, um dos principais exportadores do fruto, para que soasse mais exótico) e também chamado, em português, tomate-maracujá, tomarilho, tomate-francês ou tomate-inglês é o fruto da espécie Solanum betaceum, pertencente à família Solanaceae.
Nativo dos Andes, na América do Sul, o tomate-de-árvore é rico em vitamina A, sendo indicada para controlar o colesterol. É apreciada ao natural e seu sabor agridoce também pode ser explorado com sucesso no preparo de sucos, geleias ou compotas, salada de frutas e molhos para acompanhar carnes.
A fruta é comercialmente cultivada na Nova Zelândia, na Califórnia e em Portugal. No Brasil, a fruta é cultivada em quintais, principalmente nos estados da Bahia, de Minas Gerais e de São Paulo. Na Bahia recebe o nome de “tomatão” e em São Paulo de “tomate-francês“. Na região sul de Minas Gerais é popularmente conhecida como “tomate-de-árvore” ou “sangue-de-boi“, enquanto mais ao norte do estado é conhecido também como “vinagre“. No Paraná outro nome que ele recebe é o de “tomate-japonês“. Em Portugal também é conhecida como “tomate-inglês” e “tomate-brasileiro“.
Nasce em uma árvore de pequeno porte, que não requer cuidados especiais, mas que sofre bastante com as geadas pelo que necessita de ser protegida no inverno. Propaga-se por sementes e por estacas dos ramos. (Wikipedia)
Licor de Tamarillo é comum em Portugal, sendo bastante apreciado. Seu sabor é indescritível. Procure encontrar tamarillos e preparar este licor. Com certeza irá surpreender. Caso você tenha algum espaço em sua casa, guarde algumas sementes e plante. Em pouco tempo você terá tamarillos para esta e outras preparações.
Licor de Tamarillo
Ingredientes
- 12 unidades Tamarillos maduros
- 1 litro Álcool de cereais ou uma boa cachaça
- 1 Kg Açúcar
- 1 litro Água
Instruções
-
Descasque os tamarillos e corte-os em 4. Coloque em um recipiente com tampa e deixe em local escuro por 2 semanas, agitando diariamente.
-
Em uma panela funda, prepare uma calda misturando o açúcar com a água e deixando em fervura por aproximadamente 20 minutos. Espere esfriar e misture a infusão de tamarillo, passando por uma peneira. Transfira para garrafas e guarde em local arejado. Quanto mais o tempo passa, melhor o sabor de seu licor.
Obs.: Os tamarillos devem ser mergulhados no álcool de cereais ou na cachaça para depois ser ir a um lugar escuro.
Pingback: Geleia de Tamarillo | Oba Gastronomia
Pingback: Licor de Tamarillo | Oba Gastronomia
Pingback: Caipirinha de Tamarillo |
Pingback: Melhores Licores Caseiros |
como sei se já estão secos?
Olá,
Acho que você se referiu como secos os frutos. Use os frutos maduros mesmo.
eu estou a referir-me ao tamarillo, quando sei que já secaram?
Quando sei que os tamarillo estão secos?
Pingback: Chutney de Tamarillo - Tamarillo Chutney |
Boa tarde. Tenho muito tamarillo aqui em casa. Vou fazer o licor. Tem que ser maduros ? Não emboloram em duas semanas ? Obrigada !
podem ser cortados ao meio e retirada a polpa ?
Cara Luciane,
Os tamarillos devem estar maduros. Siga corretamente a receita e vai ter uma delícia de licor.
Obrigado pela participação e um abraço. Depois nos conte como ficou.
Boa tarde Orlando ! Quanto coloco de álcool ou cachaça em uma garrafa de um litro ? Obrigada !
Olá, Luciane
Ru costumo utilizar 700 ml.
Fiz o licor de tamarillo. Agora a dúvida é: quanto tempo deve ficar a repousar, antes de o bebermos?
Olá Orlando, quero experimentar a sua receita e neste momento tenho muitos tamarilhos. No entanto na receita publicada não refere quando é colocado o álcool.
Obrigado!!
Olá, Rita
O álcool vai no começo de todo o processo, juntamente com os tamarillos. Muito obrigado pela participação e um abraço.
Olá, Helena
Deixe um mínimo de 3 semanas. Vai ficar bem vermelho. Muito obrigado e um abraço!
Boa noite Orlando!
Tenho 3 árvores de tamarillo e nao sabia o que fazer com eles além de comê-los como fruta. Adorei a receita do licor, mas sugiro que você edite a receita pois em nenhum momento você cita quando usar o álcool ou a cachaça.
Obrigada pela atenção!
Abraços
Olá, Maria
Muito obrigado pela informação. Já editei colocando como observação. A receita é antiga e não consegui editar dentro dela. Obrigado de novo e um abraço!
Boa tarde. Você cita descascar os tamarillos. Não posso retirar a pilha com colher, raspando bem por dentro? Obrigada
Olá, Audrey. Nunca fiz desta maneira, mas acredito que dará certo. Obrigado pela participação e um abraço!
Gracias, lo voy a realizar.
Muito obrigado, Maria Lopez!