Uma das coisas que mais faz diferença no resultado final de uma receita em que é um dos ingredientes, é a utilização de caldo feito em casa ao invés dos industrializados. Quando falo em diferença, não é pouca coisa, é como água para o vinho. Uma sopa ou um risoto feito com  caldo caseiro não tem comparação. O melhor de tudo é que não exige muita técnica e o custo é baixo.

Caldo de galinha 4

A base de nosso caldo de galinha serão os ossos da própria. Asas, pescoço e pés também podem ser utilizados. Você terá de retirar qualquer vestígio de sangue que houver neles, escaldando rapidamente ou congelando.

Cado de galinha 1

 

A outra base será uma mistura famosa na gastronomia francesa: o Mirepoix. Cebola, salsão e cenoura compõe esta mistura aromática tão usada na culinária da França. Somado ao Mirepoix, alho, alho poró, grãos de pimenta-do-reino e outro clássico da gastronomia francesa: Bouquet Garni, um amarrado de ervas composto de louro, tomilho e salsinha enrolados em uma folha de alho-poró.

Caldo de galinha

Agora é “paciência e caldo de galinha”, como falam os antigos. Este caldo ficará pronto em torno de 3 horas e meia, cozinhando em fogo baixo. O único trabalho que você terá nesta etapa é retirar com uma escumadeira toda a espuma que for subindo.

Caldo de galinha 2

Ao final deste tempo, coar bem e deixar esfriar. Deixe na geladeira até o dia seguinte. Você vai ver que uma camada de gordura estará na superfície. Retire e está pronto para uso, claro e dourado, como deve ser caldo de galinha. Lembre-se que iremos salgar somente quando formos utilizá-lo.

Caldo de galinha 3

Caldo de Galinha Caseiro

Tempo de Preparo 20 minutes
Cook Time 3 hours
Tempo Total 3 hours 20 minutes
Porções 2 litros

Ingredientes

  • 1 Kg Ossos de galinha
  • 1 unidade Cebola em pedaços
  • 2 unidades Cenoura el pedaços
  • 2 talos Salsão em pedaços
  • 1 bulbo Alho-poró somente a parte branca em pedaõs
  • 2 dentes Alho amassado
  • 3 ramos Salsinha
  • 2 folhas Louro
  • 2 raminhos Tomilho
  • 2 colheres sopa Azeite de oliva
  • 2 litros Água mineral sem gás

Instruções

  1. Escalde (ou congele) os ossos de galinha, escorra e lave bem. Amarre com barbante o tomilho, o louro e a salsinha em uma folha de alho-poró. Aqueça o azeite em uma panela grande. Refogue os legumes. Coloque os ossos e a água.
  2. Deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 3 horas, retirando a espuma que sobe na superfície com uma escumadeira.
  3. Após este tempo, coe e deixe esfriar. Leve para a geladeira e no dia seguinte retire a gordura solidificada que estará na superfície. Guarde para uso posterior.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.