Como o sol resolveu dar as caras por aqui e até esquentou um pouco, o OBA Gastronomia começa a semana sugerindo um molho delicioso para compor uma salada. Dois ingredientes bem representantes da gastronomia francesa entra em sua composição: Mostarda de Dijon e Queijo Roquefort.

Molho cremoso de gorgonzola

O sabor pronunciado da mostarda e do queijo são suavizados pelo creme de leite, deixando um molho leve e deliciosamente cremoso. Vi este molho em um programa de TV, destes de culinária. Não recordo o nome, mas é de um italiano simpático que prepara receitas de família. Acho que o queijo que ele utilizou foi o Gorgonzola. Eu optei pelo Roquefort, mas fica à seu critério e gosto.

[box type=info]Roquefort é o nome de uma variedade de queijo, originalmente francês, produzido com leite de ovelhas. Deve o seu nome à localidade origem: Roquefort-sur-Soulzon. Esta variedade apresenta massa de consistência cremosa e esfarelada, com casca úmida e sabor acentuado e picante. No seu fabrico, assim como no das variedades Gorgonzola e Camembert, são injetados fungos (bolores) na massa, neste caso os do tipoPenicillium, que passa a seguir por um processo de maturação de três meses. São estes fungos que desenvolvem no Roquefort a aparência característica com veios verde-azulados, que lhe dão o sabor especial. (Wikipedia)[/box]

Molho Cremoso de Roquefort para Saladas

Tempo de Preparo 10 minutes
Tempo Total 10 minutes
Porções 1 pessoa

Ingredientes

  • 2 colheres sopa Queijo Roquefort (ou Gorgonzola)
  • 1 colher sobremesa Mostarda de Dijon
  • 3 colheres sopa Creme de leite fresco
  • 1 colher chá Suco de limão
  • 1 colher sobremesa Vinagre de vinho branco

Instruções

  1. Misture o creme de leite com o vinagre e o suco de limão. Com a ajuda de um fouet (batedor de arames) emulsione bem. Adicione a mostarda e misture. Por fim, acrescente o queijo esfarelado e mexa, unindo todos os ingredientes até ficar um creme liso.
  2. Sirva com a salada de sua preferência.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.