Pense em uma costela preparada em menos de 10 minutos, macia e suculenta, servida ao ponto mal passado e derretendo na sua boca. Assim é o Assado de Tira (também conhecido como Bife de Tira), um corte comum na Argentina e Uruguai e que tive o prazer de comer na Churrascaria NaBrasa, em Porto Alegre.

Assado de tira

O Assado de Tira é o corte retirado da parte mais nobre da costela, que tem este nome devido ao formato de tira que forma com os ossos e a carne. Sua carne é bastante tenra, saborosa e suculenta devido a camadas de gordura que a entremeiam. É normalmente servida acompanhada de Molho ChimichurriClaro que tinha de experimentar preparar aqui em casa.

Não faço churrasco frequentemente, sendo mais fã de grelhados em panelas pesadas, mas este corte eu precisava testar.

Assado de tira 1

Como qualquer receita, o segredo começa na seleção de ingredientes de primeira. A carne escolhida foi o Angus. No mais, fogo forte, sal, pimenta-do-reino e cerveja. O resultado é surpreendente. Vale a pena vocês experimentarem em seu próximo churrasco.

Eu servi com uma bela Salada de Favas e uma deliciosa maionese preparada por minha querida amiga Regina Franco, cuja família foi cobaia de meu Assado de Tira.

* As fotos do OBA Gastronomia de hoje são de autoria de Alessandra Franco.

[box type=info]A raça Angus tem origem na Escócia, registrada em 1862.Chegou aos Estados Unidos em 1878 para ganhar o mundo. No Brasil, o primeiro registro foi no Rio Grande do Sul, em 1906 até chegar ao Sudeste e Centro-Oeste, onde a raça se multiplicou na seleção de animais puros e no cruzamento com vacas zebus. O Angus se destaca por sua carne marmorizada e altamente macia, o que a torna uma das melhores raças de corte do mundo.[/box]

 

Assado de Tira

Tempo de Preparo 5 minutes
Cook Time 6 minutes
Tempo Total 11 minutes
Porções 4 pessoas

Ingredientes

  • 2 Kg Assado de Tira ou Bife de Tira
  • À gosto Sal grosso
  • À gosto Pimenta-do-reino
  • 1 lata 355 ml Cerveja Pilsen

Instruções

  1. Tempere a carne com a cerveja e o sal. Deixe tomar sabor por 5 minutos. Polvilhe pimenta-do-reino e leve à grelha em braseiro forte e a 15 em de altura. Asse por 2/3 minutos de cada lado e sirva.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.