O OBA Gastronomia traz hoje mais uma receita de pão para você preparar em uma destas tardes gostosas de verão. Desta vez a estrela é Pão Francês. Não exatamente aquele de padarias, mas um francês para você chamar de seu.

Pães prontos para irem ao forno
Pães prontos para irem ao forno

Com a casca deliciosamente crocante e o miolo escandalosamente macio, é uma receita daquelas para guardar. Um pão que pode ser servido em qualquer ocasião, desde um simples café da tarde até compondo uma mesa de frios.Vale a pena preparar nesta quantidade, sem medo de ser feliz.

Depois de enxergar a magia da transformação que pão proporciona e delirar com o aroma durante o tempo de assar, quem consegue esperar o pão esfriar? Uma bela porção de manteiga nele ainda quente e comer rezando…

Francês

Pão Francês Rústico

Tempo de Preparo 40 minutes
Cook Time 40 minutes
Tempo Total 1 hour 20 minutes
Porções 20 pães

Ingredientes

  • 1 Kg mais se necessário Farinha de trigo
  • 30 g Fermento biológico fresco
  • 350 ml Água morna
  • 250 ml ou mais Água gelada
  • 1 colher sobremesa Sal
  • 1 colher chá Açúcar
  • 1 colher sopa Azeite de oliva

Instruções

  1. Dissolva o fermento na água morna, juntamente com o azeite. Peneire a farinha para uma tigela funda e o sal e o açúcar. Abra uma cova no meio e coloque a água morna com o fermento e o azeite. Misture tudo muito bem.
  2. Vá acrescentando a água gelada aos poucos e misturando, até obter uma massa elástica e macia. Enfarinhe uma superfície de trabalho e transfira a massa para lá. Sove por 10/15 minutos, enfarinhando a base e as mãos sempre que necessário. Forme uma bola, coloque de volta na tigela limpa e cubra. Deixe crescer por 40 minutos ou até dobrar de volume.
  3. Após este tempo, retire da tigela e volte para a base. Sove por mais 5 minutos. Divida esta massa em mais ou menos 20 porções. Dê o formato alongado de pão francês e arrume em uma ou duas formas, dependendo do tamanho. Cubra com pano e deixe descansar por 1 hora, até dobrar de volume.
  4. Com um estilete faça cortes rasos na superfície da cada pão. Leve para o forno preaquecido em 220°. Deixe assar por 30 minutos. Quando começar a dourar, abra e borrife com água todos os pães. Feche o forno e deixe por mais 15 minutos.
  5. Retire, deixe esfriar e sirva.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.