Existem receitas que viram xodós de nossas cozinhas, lembradas sempre na elaboração de um cardápio semanal. Schnitzel é uma delas. De preparo relativamente fácil, estes escalopes de carne de porco à milanesa são deliciosos.

Wiener schnitzel (significando em Alemão escalope à moda de Viena) é um dos pratos mais famosos da cozinha austríaca. Em português, este tipo de preparado é frequentemente designado como bife panado, ou simplesmente “panado” ou ainda “panadinho”. Na América Latina, popularizou-se como bife à milanesa. 
Pensa-se que a origem deste prato se encontra no Império Bizantino, tendo a receita sido levado para a península ibérica por comerciantes árabes durante a idade média e, posteriormente, para a Itália.

No século XV, os habitantes de Veneza mostravam a sua riqueza colocando grãos de ouro sobre a comida. Mas, uma lei da cidade proibindo este costume originou que passassem a colocar pão ralado vez de ouro.

Possivelmente tendo origem no norte de Itália (semelhante à “cotoletta alla milanese”), a receita deste prato apareceu em Viena no século XV ou XVI. De acordo com outra teoria, a receita foi introduzida pelo marechal de campo Joseph Radetzky von Radetz, no ano de 1857. Nessa altura, derrotou os rebeldes de Milão e tomou como prémio a receita da “cotoletta alla milanese”, levando-a para a Áustria, onde se tornaria a identidade gastronómica deste país. O termo “Wiener schnitzel” data do ano de 1862.
O Schnitzel de Viena é tradicionalmente preparado com uma fatia fina de carne de vitela, que se amolece previamente com golpes de um maço. Após esta operação, a carne é envolvida em farinha de trigo, ovo e pão ralado, antes de ser frito em manteiga ou banha de porco. As migalhas de pão são, por vezes, temperadas com pimenta preta recém moída. Atualmente, é mais frequente ser confeccionado com escalopes de porco.

Os escalopes empanados, prontos para a fritura
Os escalopes empanados, prontos para a fritura

De acordo com a tradição, é servido com salada de batatas e rodelas de limão. As batatas assadas, batatas fritas, o arroz e o molho de frutos silvestres são opcionais e considerados como má prática culinária, segundo os puristas.

As variantes feitas com carne de porco e, mais recentemente, com peru tornaram-se muito populares. Como consequência, as autoridades alimentares austríacas exigem que seja indicada a carne, com as designações “Schnitzel vom Schwein” (de porco) ou “Schnitzel von der Pute” (de peru), nos menus, caso não seja utilizada vitela. Outra alternativa é “Schweinsschnitzel Wiener Art” (escalope de porco à moda de Viena). (Wikipedia)

schnitzel-1

Originalmente a carne para o Schnitzel é temperada apenas com sal e pimenta-do-reino. Eu prefiro utilizar um tempero à base de limão e alho, deixando a carne marinando de um dia para o outro. Por ser uma tradição, utilizo algum prato com batatas como acompanhamento, seja assada, frita ou em purê. Nesta receita que preparei aqui, utilizei batatas chips, para a alegria da criançada. É um prato delicioso, perfeito para em qualquer ocasião.

Aprenda algumas dicas para obter um Milanesa Perfeito!

5 from 1 vote
Imprimir

Wiener Schnitzel - Escalopes de porco à milanesa

Tempo de Preparo 10 minutes
Cook Time 20 minutes
Tempo Total 30 minutes
Porções 4 pessoas

Ingredientes

  • 500 g Lombo de porco em bifes bem finos
  • Suco de 2 unidades Suco de limão
  • 4 dentes Alho esmagado
  • 200 g Farinha de trigo
  • 200 g Farinha de rosca
  • 2 unidades Ovos
  • Para fritar Óleo de girassol
  • À gosto Sal e pimenta-do-reino

Instruções

  1. Prepare o tempero misturando o suco de limão com o alho amassado e sal. Passe os bifinhos de lombo de porco nesta mistura e deixe na geladeira de um dia para o outro.
  2. Tempere a farinha de rosca com pimenta-do-reino. Separe a farinha de trigo, os ovos batidos e a farinha de rosca em 3 pratos. Aqueça bem o óleo (quantidade para cobrir metade dos escalopes). Passe os bifinhos pela farinha de trigo, pela mistura de ovos e pela farinha de rosca. Dê umas batidinhas para a farinha aderir bem. Frite até que doure bem dos dois lados.
  3. Sirva guarnecido de rodelas de limão.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem um comentário

  1. Nelson Gasparini Junior

    5 stars
    Muito bem explicado e deve ficar uma delicia diferente do costumeiro bife ( bovino) a milanesa. Valeu!

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.