Estamos naquela época do ano em que topamos com barraquinhas vendendo pinhão em cada esquina e claro que compramos bem mais do que o necessário. O desafio passa a ser como utilizar este excesso. Uma das melhores maneiras de resolver este dilema é preparar uma bela farofa e guarnecer com lascas desta semente tão especial.
A receita que trago para vocês hoje é típica da culinária mineira, farofa de couve. Esta é uma farofa um pouco diferente da maioria, onde a farinha de mandioca reina absoluta. A farofa de hoje leva farinha de milho flocada, além de ovos e o tão falado pinhão. Para guarnece-la, barriga de porco (ou panceta), dando um ar ainda mais mineiro ao prato.
Farofa de Couve com Barriga de Porco e Pinhão
Tempo de Preparo 20 minutes
Cook Time 10 minutes
Tempo Total 30 minutes
Porções 4 pessoas
Ingredientes
- 1 xícara Farinha de milho flocada
- 100 g Couve picada
- 2 unidades Ovos ligeiramente batidos
- 1/2 unidade Cebola picada
- 1 dente Alho picado
- 200 g Barriga de porco panceta em pedaços
- 2 colheres sopa Banha de porco
- À gosto Sal e pimenta-do-reino
- 1/2 xícara Pinhão cozido e descascado em lascas finas
Instruções
-
Aqueça uma frigideira funda e coloque metade da banha de porco. Tempere a barriga de porco e frite até estar bem dourada. Retire e mantenha aquecida. Coloque a couve em uma peneira e despeje 500 ml de água fervente. Deixe escorrendo.
-
Na mesma frigideira, coloque o restante da banha e refogue a cebola por 2 minutos. Adicione o alho e o pinhão e cozinhe por mais 1 minuto mexendo sempre. Junte os ovos e a couve e deixe por 1 minuto, misturando muito bem. Vá adicionando a farinha de milho aos poucos, sem deixar que fique muito seco. Tempere com o sal e sirva com a barriga de porco por cima.