Gorgonzola é um de meus queijos preferidos. Adoro o sabor picante que ele possui. Quando misturado com massas, o resultado é irresistível, como este prato de agnoline (que pode ser substituído por capeletti) que o OBA Gastronomia sugere hoje.

Agnolinni com molho de gorgonzola 3

Agnoline é similar ao capeletti, porém um pouco menor. Os que usei nesta receita foram comprados prontos. Convenhamos que fazer agnoline ou capeletti em casa é uma delícia, mas exige tempo e paciência. Você encontra tanto um como o outro com excelente qualidade. Pode comprar manufaturado ou encomendar em uma casa de massas caseiras, uma opção mais adequada.

Agnolinni com molho de gorgonzola

Mini alcachofras são encontradas em bons supermercados ou em feiras e mercados municipais. Pode perfeitamente substituir por outro vegetal, como brócolis, por exemplo. Gaste um pouco mais e compre o legítimo presunto Parma. A quantidade é pouca e o resultado sensacional.

Agnoline com Molho de Gorgonzola, Mini Alcachofras e Parma

Tempo de Preparo 20 minutes
Cook Time 20 minutes
Tempo Total 40 minutes
Porções 4 porções

Ingredientes

  • 500 g Agnoline ou capeletti com recheio de carne bovina
  • 150 g Queijo Gorgonzola
  • 300 ml Creme de leite fresco
  • 16 unidades Mini alcachofras
  • 8 fatias Presunto Parma em tiras finas
  • 1 unidade pequena Cebola picada
  • 2 colheres sopa Manteiga
  • À gosto Sal e pimenta-do-reino
  • Para decorar Aspargos frescos opcional

Instruções

  1. Apare a base e corte a alcachofra até 3/4 de seu tamanho. Retire as folhas externas mais duras. Leve para cozinhar em água com sal por 5 minutos.
  2. Cozinhe o agnoline em água salgada. Escorra e reserve.
  3. Derreta metade da manteiga em uma panela. Coloque a cebola e refogue por 2 minutos. Adicione o creme de leite e deixe aquecer. Vá colocando o queijo aos poucos, mexendo sempre, até tudo derreter. Tempere suavemente com o sal e a pimenta e adicione as tiras de presunto.
  4. Junte a massa ao molho e misture tudo muito bem. Sirva quente com as alcachofras por cima e polvilhado com queijo Parmesão. Decore com o aspargo, se quiser.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.