Um dos molhos mais saborosos que conheço é o Pesto Genovês. Excelente para ser servido com massas, o Pesto também vai bem com carnes e sopas. Por ser servido cru, é um molho de preparação rápida, perfeito para quem tem pressa na cozinha.

Pesto de pilão Originalmente o molho Pesto é feito com manjericão, alho, queijo Pecorino (queijo italiano de leite de ovelha) e Pignoli (palavra italiana que designa semente do pinheiro). No Brasil, o alto custo do Pecorino e do Pignoli nos leva a buscar alternativas mais em conta. Assim, o queijo Parmesão faz as vezes do Pecorino e a Castanha-de-Caju as do Pignoli. Pesto de pilão 1 Você pode preparar em um processador, pela facilidade e rapidez. Desta feita, resolvi fazer como manda a tradição: no pilão. Amassar os ingredientes batendo no pilão dá um charme a mais, além do sabor se acentuar, exalando um aroma maravilhoso em toda a casa. Se você ainda não possui, adquira um pilão. Irá usar em muitas preparações. Comece pelo Pesto.

Molho Pesto de Pilão

Tempo de Preparo 5 minutes
Tempo Total 5 minutes
Porções 4 porções

Ingredientes

  • 50 g Manjericão fresco
  • 50 g Castanha-de-caju partida
  • 60 g Queijo Parmesão ralado na hora
  • 2 unidades Dentes de alho
  • 125 ml Azeite de oliva extravirgem
  • À gosto Sal e pimenta-do-reino

Instruções

  1. Coloque o alho e o sal no pilão e bata até obter uma pasta. Adicione as folhas de manjericão, um pouco de azeite e macere bem, espremendo nas paredes do pilão. Junte as castanhas já partidas e bata um pouco mais. Coloque o restante do azeite e o queijo Parmesão. Misture tudo muito bem e sirva sempre frio com macarrão, carnes (especialmente Carpaccio) e sopas.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.