Pirão é uma das preparações mais típicas da cozinha brasileira. Trata-se de um creme, feito da mistura de farinha de mandioca e o caldo da carne, ave ou peixe que o irá acompanhar. Pode também ser preparado misturando-se somente água, farinha e sal.
São dois os tipos clássicos de preparo: escaldado e o cozido ou mexido. O primeiro é feito com uma porção do caldo derramado sobre a farinha de mandioca. É de origem indígena e preparado desde antes do descobrimento. No outro tipo, a farinha vai sendo derramada no caldo quente até se obter a consistência desejada. (Pequeno Dicionário de Gastronomia – Maria Lucia Gomensoro)
Saborear um peixe acompanhado de um reconfortante pirão é uma das coisas boas que a vida pode proporcionar. Dependendo do preparo, o pirão pode até se transformar no prato principal. Use as aparas do peixe que você irá preparar e não se acanhe de pedir mais espinhas na peixaria. Vale a pena provar.
Pirão de Peixe
Ingredientes
- 1 unidade de cada Cabeça de peixe mais espinhas, caso consiga
- 2 unidades grandes Cebola picada grosseiramente
- 3 dentes Alho picado
- 2 talos picados Salsão aipo
- Suco de 1 unidade Limão
- 2 talos Cebolinha verde picada
- 1 1/2 xícara Farinha de mandioca
- 2 litros Água
- Algumas gotinhas Molho de pimenta Tabasco
- À gosto Sal
Instruções
-
Coloque todos os ingredientes (menos a farinha de mandioca) em uma panela grande. Leve ao fogo e cozinhe por mais ou menos 30 minutos. Retire a cabeça e as espinhas.
-
Volte ao fogo e acrescente, aos poucos, a farinha de mandioca, mexendo bem para não empelotar. Cozinhe até alcançar a consistência desejada.
-
Sirva imediatamente, acompanhando peixes e frutos do mar.