Virado de Feijão

Duas Receitas caseiras para uma noite de poker
30 de janeiro de 2015
La varenne
La Varenne promove jantar beneficente
3 de fevereiro de 2015
Mostrar todos
Viradinho de feijão

Viradinho de feijão

Quando era criança, morei com meus avós em Teixeira Soares, uma pequena cidade do interior do Paraná. Minha avó era uma cozinheira de mão cheia, coisa que parece ser inerente a avós. Raramente comíamos carne bovina. O cardápio girava em torno de galinhas caipiras, mortas, depenada, limpas por minha avó e carne suína, em todos os seus jeitões, desde o animal assado inteiro até o torresmo, na realidade a barriga do boi pururucada.

Viradinho de feijáo

A comida era toda preparada em um grande fogão a lenha, aceso desde o amanhecer e só desligado à noite. Ali, panelas e chaleiras ocupavam toda a chapa, sempre com alguma coisa em seus interiores, exalando o cheiro pela casa inteira. É incrível como passamos a dar valor a estas pequenas coisas somente depois que viram lembranças.

Os almoços de domingo eram invariáveis. Galinha e porco revezavam-se na mesa, dando espaço a uma posta vez por outra. Nos dias de semana, a carne de porco reinava quase que absoluta. Costelinhas e o torresmo eram presenças frequentes no cardápio, assim como o virado de feijão de minha avó. E que virado de feijão…Impossível esquecer.

Viradinho de feijão 1

Preparado lentamente, temperado à perfeição, úmido na medida, o virado de minha avó era o melhor do mundo, não tenho dúvidas disto. Este deve ser o verdadeiro sentido do “prato da boa lembrança“. Uma lembrança boa, de um tempo feliz, o mais feliz da vida de uma pessoa, a infância. Um piá descalço andando por banhados; caçando com estilingues; pegando carona na plataforma do trem até a estação mais próxima, para depois voltar a pé; caçando (e soltando) borboletas azuis com meu avô e chegando em casa com a comida esperando, sem nada de frescuras, simples e deliciosa, como avós e como o virado de feijão da minha. Inesquecível.

Virado de Feijão

por 2 de fevereiro de 2015

  • Tempo de Preparo : 10 minutes
  • Tempo de Forno : 10 minutes
  • Porções : 4 epssoas

Ingredientes

Modo de Preparo

Aqueça a banha em uma frigideira funda e refogue a cebola por 5 minutos. Adicione os grãos de feijão e o cheiro-verde, tempere com o sal e a pimenta e deixe cozinhar por 3 minutos. Junte a farinha de milho aos poucos, mexendo sem parar até obter uma farofa úmida. Retifique temperos e sirva acompanhada de torresmo, ovo frito e arroz branco.

Viradinho de feijão 2

Print
Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.