Rosca de Cebola e Nozes

Milanesa – Algumas dicas
10 de dezembro de 2013
Fettuccine Negro com Bacalhau
12 de dezembro de 2013
Mostrar todos

Pão é sempre divertido fazer em casa. Uma terapia fantástica, com uma das melhores recompensas que conheço. Quem não se empolga com o aroma de pão sendo assado espalhado por toda a casa? Quem resiste a uma fatia ainda quente, besuntada generosamente de manteiga? Não conheço ninguém que não se encante com isto.

Esta receita que trago para o OBA hoje foi retirada de uma antiga coleção de livros, daquelas que saíam semanalmente, reeditado pela Publifolha (a original é da Dorling Kindersley). Um pão branco em formato de rosca, enriquecido com cebolas refogadas e nozes tostadas.

Rosca de cebola e nozes

É um pão perfeito para  compor uma mesa de antepastos ou acompanhando um almoço que lembre o campo. Nozes e cebolas casam à perfeição.

Rosca de Cebola e Nozes

por 11 de dezembro de 2013

  • Tempo de Preparo : 2h 00 min
  • Tempo de Forno : 50 minutes
  • Porções : 1 rosca

Ingredientes

Modo de Preparo

Ferva o leite  e deixe amornar. Separe 60 ml e esfarele o fermento no leite. Deixe dissolver e descansar por 5 minutos.

Coloque o fermento dissolvido, todo o leite restante e metade do azeite em uma tigela grande. Misture bem com as mãos. Vá juntando a farinha restante e misturando bem, até a massa começar a desgrudar dos lados da tigela. Deve ficar macia e um pouco pegajosa. Caso precise,  acrescente mais farinha.

Enfarinhe uma superfície de trabalho e sove bem a massa por 7 minutos. Caso fique pegajosa demais, enfarinhe a base de trabalho. Forme uma bola , coloque em uma tigela, cubra e deixe crescer por 1 hora e meia, até dobrar de volume.

Enquanto isto, leva as nozes para uma assadeira e ao forno, para que tostem bem. Retire e pique grosseiramente com uma faca.

Pique a cebola. Aqueça uma frigideira e coloque a outra metade do azeite. Coloque a cebola e refogue por 5 minutos. Tempere com o sal  e a pimenta.

Após a massa ter crescido, leve-a de volta à mesa de trabalho e amasse por alguns segundos, para retirar o ar. Misture a cebola e as nozes, forme uma bola e leve de volta para a tigela. Cubra e deixe descansar por 5 minutos.

Retire e com o auxílio dos dedos, vá abrindo um buraco no centro da massa. Alargue girando, para obter um anel. Vá aumentando de maneira similar até chegar a 25 cm de diâmetro.

Leve a rosca para uma forma untada com azeite, cubra e deixe crescer novamente por 45 minutos, em lugar protegido e quente.

Pincele com uma mistura de gema de ovo e água e leve para assar em forno preaquecido por 50 minutos.

Eosca de cebola e nozes 2

Print

Uma sugestão que ficará perfeita em sua mesa natalina. Este pão é delicioso.

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.