Risoto de jambu, pupunha e carne-de-sol! (para Marianna Leporace)
Há tempos venho pensando em criar um prato para a Marianna, a menina que enfeita o OBA (seja com sua voz ou seja com seu sorriso maravilhoso).
Leporace, eu acho, deve ter algo italiano… então, pensando em toda a brasilidade desta grande cantora, eu preparei um risoto, onde todo o Brasil abraça a Itália exatamente por onde as coisas nos pegam: pelo estômago!
O Risoto é um prato típico italiano. Sempre feito por um método único e com variedades de arroz exclusivamente italianos. A técnica é imutável, porém permite fazer uma infinidade de receitas.
Para este risoto utilizei Tucupi como o caldo de cozimento. Tucupi gentilmente me cedido por Ana Araujo, assim como o jambu. Dei uma incrementada neste tucupi, acrescentando um mirepoix de cenoura, cebola, salsão, alho, grãos de pimenta, folhinha de louro e um amarrado de salsinha.
Esta mistura de sabores dará um sabor profundo ao risoto.. coisa de se alimentar pelo olfato!
RISOTO DE JAMBU, PUPUNHA E CARNE-DE-SOL
INGREDIENTES (6 pessoas)
500 g de arroz Arbóreo
400 g de carne-de-sol (devidamente dessalgada e cozida)
200 g de palmito pupunha em bastonetes
2 xícaras de jambu escaldados
100 g de manteiga
1 cebola picada
1 xícara de vinho branco seco
sal e pimenta-do-reino moída na hora
PREPARO
Aqueça uma panela funda e pesada. Derreta a manteiga e coloque a cebola; mexa por um minuto (Sofritto). Adicione o arroz e mexa bastante para recobrir todos os grãos.
Coloque o vinho e deixe evaporar (não totalmente). Adicione os ingredientes e vá colocando caldo aos poucos (menos o jambu). Deixe quase secar o líquido e coloque mais uma concha do caldo. Sempre que achar que não há mais líquido, acrescente mais uma concha, mexendo sem parar.
Após 15 minutos, adicione o jambu. Mexa sempre. O ponto certo é quando o arroz estiver macio, porém firme à mordida. Reduza aos poucos a quantidade de caldo, para que ele fique úmido quando estiver cozido.
O MANTECARE
O passo final é o Mantecare. Isto é feito depois que o risoto estiver pronto, mas ainda fumegante na panela. Acrescente 2 colheres de manteiga e cerca de 1/2 xícara de um bom parmezão ralado e misture vigorosamente. Isto dará ao seu arroz uma cremosidade e consistência de alto nível!
E o seu risoto está pronto! Uma mistura de sabores fantástica. Se encontrar, enfeite com pimenta biquinho (sem ardor).
Este prato foi minha homenagem à Marianna Leporace! Assim como o jambu (presente aqui e que anestesia nossa língua), a música da Marianna deixa a gente formigando de emoção. Para esta cantora que chegou onde (como músico) não tive paciência de esperar, todo o Obrigado do OBA!
Ahh, e se fizerem em casa, por favor.. façam escutando Marianna Leporace!!
QUE COISA LINDA!!!!!!!!!!
Eu mereço tanto, amigo?
Eu amo jambu e pupunha, como vc descobriu??
Que bela homenagem!
Preciso divulgar mais esse seu lindo trabalho e o carinho que vc tem pelo meu, me aguarde :-))
Um beijão muito feliz com esse presente
Marianna
Que maravilha, Obaaaaaaaa!
linda criação: RISOTO DE JAMBU, PUPUNHA E CARNE-DE-SOL
Dá pra imaginar o sabor
Não vejo a hora de provar
A obra de arte
Que é uma mistura de
sabor, música, poesia e paixão.
Parabéns para os artistas
do Oba!