Que tal preparar Nhoque de Rúcula?

Confira as receitas dos coquetéis da Martini feitos especialmente para a semana F1
26 de novembro de 2015
Peru de Natal: aprenda uma tradicional e deliciosa receita para a sua ceia
1 de dezembro de 2015
Mostrar todos

Para abrir a semana, o OBA Gastronomia traz uma receita que pode parecer estranha ao princípio, mas que vai surpreender quem experimentar. Nhoque feito com rúcula é a estrela do dia, com uma receita que aprendi faz um certo tempo pela Folha de São Paulo, guardada com carinho. Para muita gente, preparar nhoques pode parecer uma tarefa difícil demais, mas seguindo as instruções com atenção e “sentindo o ponto da massa nas mãos“, torna-se uma coisa até corriqueira.

Nhoque de rúcula

A rúcula, tão difundida hoje em dia pelas mesas brasileiras, não é uma hortaliça tão recente em nossos cardápios. Faz um pouco mais de quinze anos que ela começou a aparecer em nossas mesas e ganhou simpatizantes por todos os cantos.

Nhoque de rúcula 1

A rúcula (Eruca sativa) – também conhecida como mostarda-persa – é uma verdura da mesma família que a mostarda, Brassicaceae, originária do Mediterrâneo e da Ásia Ocidental. Adapta-se a clima fresco, nem quente nem frio. Tem sabor muito forte, picante e amargo. É muito utilizada na Itália. No Brasil, a sua utilização começou nos estados meridionais, mas é atualmente popular no país inteiro.

Preparada crua, em saladas, ou refogada, serve para complementar refeições, devido ao seu sabor forte e capaz de neutralizar o de outros alimentos.

Com propriedades estimulantes do apetite, é nutricionalmente rica em proteínas, vitaminas A e C e sais minerais, principalmente de cálcio e ferro. Contém também omega 3, mas é pobre em calorias. (Wikipedia)

Print Friendly, PDF & Email

Nhoque de Rúcula

por 30 de novembro de 2015

Tempo de Preparo : 30 minutes. Porções : 6 pessoas

Ingredientes

Modo de Preparo

Cozinhe as batatas até estarem macias em água salgada. Amasse-se bem. Deixe esfriar e misture a gema e a manteiga. Acrescente a farinha e a rúcula e misture bem, até obter uma massa lisa e uniforme. Se necessário, acrescente mais farinha para dar o ponto.

Enrole a massa em formato de cilindro com 2,5 cm de diâmetro e corte em pedaços de 2 cm. Guarde em lugar refrigerado, caso não vá utilizar imediatamente.

Print
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: