Pão do Camponês – Regina Franco

Bruschetta de Espinafre e Gorgonzola
6 de novembro de 2013
Conserva de Pimenta e Especiarias
8 de novembro de 2013
Mostrar todos

Pão feito em casa é tudo de bom. O ritual do preparo da massa, a espera do crescimento, o aroma que exala enquanto é assado e a hora tão esperada de saborear uma bela fatia besuntada generosamente de manteiga é um dos maiores prazeres que podemos sentir em relação a comidas. Quando temos todo o tempo do mundo, observar esta transformação mágica não tem preço. Mas, e se o tempo for escasso e a vontade irresistível?

A receita que o OBA traz para vocês hoje resolve este dilema. A sugestão é de minha querida amiga Regina Franco, sempre presente por aqui (para nossa sorte). Com o capricho e carinho tão próprios, a Regina apresenta um pão enriquecido, preparado em 40 minutos, sem a etapa de crescimento e que deixará todos com sensação de “quero mais”.

Pão do Campo

Pão camponês, digno de quem levanta cedo para ir para  a “lida” e só retorna à noite para casa, não tendo o tempo para pensar na espera da massa crescer. Rústico, como convém a um bom pão camponês, mas com um sabor e aroma maravilhosos. Vale a pena experimentar servir estes pãezinhos em um lanche entre amigos.

Pão do Camponês - Regina Franco

por 7 de novembro de 2013

  • Tempo de Preparo : 25 minutes
  • Tempo de Forno : 15 minutes
  • Porções : 16 pãezinhos

Ingredientes

Modo de Preparo

Preaqueça o forno em temperatura 220º C. Unte levemente 2 formas de pizza.

Peneire a farinha, o fermento e o sal numa tigela grande. Junte a manteiga e misture com a ponta dos dedos, até que pareça uma farofa. Acrescente o bacon e 1 xícara de queijo ( reserve ½ xícara do queijo para a cobertura ). Misture bem.

Junte o leite e mexa depressa com a lâmina de uma faca, formando uma massa macia. Faça uma bola, coloque numa superfície enfarinhada e misture rapidamente apenas para deixar a massa lisa.

Divida a massa ao meio. Faça 2 bolas. Abra para que forme um círculo, de mais ou menos 12 cm de diâmetro por 2 cm de altura.

Pincele a superfície com leite e salpique o queijo restante.

Corte em 8 pedaços, como uma pizza. Coloque na forma deixando um espaço de 2cm entre as fatias. Asse os pães por 15 minutos ou até ficarem dourados.

Deixe amornar e sirva.

Pão do Campo 1

Print

Em “off” a Regina confessou o seguinte: “Este pão é maravilhoso para ser devorado assim que sai do forno. Nada de esperar muito…” Se a Regina falou, eu aceitaria a sugestão.

* As fotos são de autoria da Alessandra Franco

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: