Ovos Pochés

Pão de Casa com crianças
28 de abril de 2014
Duxelles de Cogumelos – OBA Gastronomia TV
30 de abril de 2014
Mostrar todos

Ovo poché é sempre um desafio para quem se aventura na cozinha. O aventureiro experimenta todas as técnicas que lhe são oferecidas e mesmo assim, na hora do vamos ver, aquele bendito e ingrato ovo inventa de desmontar inteiro, deixando aquele sentimento único de frustração, que só não é maior porque sempre temos a opção de fritar o ovo, sem dó nem piedade.

Na realidade, o segredo maior de um ovo poché bem feito está no próprio ovo. Tem de ser fresco. Esta condição é imprescindível para o sucesso da empreitada. Não que você tenha de ficar esperando a galinha botar para imediatamente se apoderar do ovo e sair correndo para o fogão, sob os protestos da ave. Usar ovos caipiras ou de alguma granja bem confiável já é meio caminho para alcançar a graça.

No mais, a melhor maneira que eu acho de cozinhar ovos pochés ainda é a do “redemoinho”. Tentem e vejam se não tenho razão.

Ovo Poché

por 29 de abril de 2014

  • Tempo de Preparo : 2 minutes
  • Tempo de Forno : 5 minutes
  • Porções : 1 pessoa

Ingredientes

Modo de Preparo

Aqueça 1 litro de água em uma panela. Enquanto isto, coloque o vinagre em um recipiente pequeno e despeje o ovo com cuidado por cima.

Quando a água começar a borbulhar, abaixe o fogo e mexa com uma colher até formar um redemoinho. Despeje o ovo com o vinagre cuidadosamente e vá juntando a clara que porventura espalhar para o centro do ovo com uma colher (isto deve ser feito com cuidado cirúrgico).

Deixe que o ovo cozinhe por 2 minutos para uma gema mole. Caso queira a gema mais firme, cozinhe por 4 minutos.

Retire com uma escumadeira, tempere com o sal e a pimenta e sirva imediatamente.

Ovo Poche

Print

Caso não consiga na primeira tentativa, não se desespere. Tente novamente e novamente. Cozinhar é sempre repetição, erro e acerto. Com o tempo, falará até com desdém de ovos pochés.

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: