Ainda sou do tempo que Escondidinho era chamado Madalena. Não aderi ao novo termo. Esta receita eu faço normalmente com sobras de Rabada. O resultado é delicioso, capaz de agradar até pessoas que não curtem Rabada. Você pode estar utilizando um purê de batata, caso não queira provar com o de aipim. O importante é preparar.
Madalena de Rabada
Tempo de Preparo 20 minutes
Cook Time 1 hour
Tempo Total 1 hour 20 minutes
Porções 6 pessoas
Ingredientes
Para a Rabada
- 2 Kg Rabo de boi
- 1 lata Tomate italiano em cubos com seu suco
- 2 taças Vinho tinto
- 1 unidade grande Cebola em cubinhos
- 4 dentes Alho picado
- 1 amarrado Ervas frescas tomilho, alecrim, louro, etc.
- 2 colheres sopa Azeite de oliva
- À gosto Sal e pimenta-do-reino
Para o Purê de Aipim
- 2 Kg Aipim cozido
- 150 ml Leite
- 1 colher sopa Manteiga
- À gosto Sal
- Para gratinar Queijo Parmesão ralado
Instruções
-
Prepare a Rabada
-
Limpe bem o rabo de boi, deixando o mínimo de gordura e tempere com o sal e a pimenta. Aqueça uma panela de pressão e coloque o azeite. Frite os pedaços de rabo até dourarem. Coloque todos os ingredientes e cubra com água. Deixe cozinhar por 1 hora. Caso ainda não tenha ficado macio, deixe cozinhando por mais um tempo.
-
Retire a carne da panela, espere esfriar e desfie com um garfo, separando os ossos. Volte a carne para a panela e mantenha aquecida.
-
Prepare o Purê de Aipim
-
Passe o aipim por um espremedor de batatas. Coloque em uma panela com o leite e tempere com o sal. Mexa com cuidado, incorporando bem os ingredientes até ficar com a consistência de purê. Acrescente a manteiga e misture bem.
-
Monte a Madalena
-
Em um pirex, espalhe uma camada de purê. Cubra com a rabada e ponha mais uma camada do purê. Polvilhe o queijo ralado e leve para gratinar em forno pré-aquecido. Sirva imediatamente.
-
Nunca vi nada parecido.
Um espetáculo.
E ainda dizem que rabada é comida de pobre.
Adorei.
Bjs
Rabada com polenta é meu prato de avó preferido, sempre que visitava minha avózinha, falecida há dez anos, ela perguntava: Filha, o que quer comer?! – E eu: rabada! Adorei sua receita, um jeito diferente de provar a rabada