Se você, assim como eu, é fã da culinária alemã, o OBA Gastronomia de hoje está imperdível. Muita gente não gosta tanto do kassler por achá-lo um tanto seco. Seguindo esta receita este problema desaparece.

Kasseler ou kassler é uma iguaria típica da culinária da Alemanha, da culinária da Áustria, onde é conhecida como selchkarree, e da Dinamarca, onde apenas se usa o lombo e têm o nome de hamburgerryg. São designações dadas a pedaços de carne de porco salgados e fumados. As carnes mais usadas são as do pescoço e do lombo, embora costeletas e carne da barriga também sejam usadas. Este tipo de carne é frequentemente servido com chucrute e purê de batata. Por vezes, é possível também encontrar kassler de galinha.

A origem do nome é incerta. Por vezes, diz-se que teve origem num talhante de Berlim chamado Cassel, que teria começado a preparar este tipo de carne no fim do século XIX. Porém, os registos da cidade mostram que nessa altura não havia ninguém com o nome Cassel a viver em Berlim. Da mesma forma, também não é possível provar que o nome Kasseler derive da cidade alemã de Kassel.

Na culinária da Finlândia, qualquer tipo de pescoço de porco é designado como kassler. (Wikipedia)

 

https://www.youtube.com/watch?v=cN-YXYKQfak&feature=youtu.be&fbclid=IwAR0jPCnBtKpBwvOlC0Uc8amKHHWTJc2d4pvLuGS1C3WIUrFq-OXqEt7Zsu4

Kassler na Manteiga Maitre d'Hotel

Tempo de Preparo 10 minutes
Cook Time 40 minutes
Tempo Total 50 minutes
Porções 4 pessoas

Ingredientes

  • 4 unidades Kassler
  • 1 unidade Cebola
  • 1 unidade Louro
  • 4 unidades Cravo-da-Índia
  • 8 colheres sopa Manteiga Maitre d'Hotel
  • 4 raminhos Alecrim
  • 8 raminhos Tomilho
  • À gosto Sal e pimenta-do-reino

Instruções

  1. Coloque as peças de kassler em uma panela de pressão. Faça um talho na cebola, enfie a folha de louro e espete os cravos em volta. Cubra com água e cozinhe por 20 minutos, contando de quando começar a pressão. Retire e reserve. Aqueça uma frigideira funda, de preferência de ferro, e coloque um fio de azeite. Ponha uma peça de kassler temperada suavemente com o sal e a pimenta, 2 colheres da manteiga, 1 raminho de alecrim e 2 de tomilho. Grelhe por 3 minutos de cada lado, jogando a manteiga e as ervas constantemente sobre a carne. Repita com o restante e sirva.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu