Gnocchi tem duas características bem marcantes: simplicidade e adaptabilidade. É um prato que não requer tanta habilidade para seu preparo. Depois que você tiver dominado a técnica básica da receita de batatas, pode alçar voo e tentar com outros legumes, como abóbora ou cenoura, por exemplo. Também pode preparar em casa um dos mais deliciosos que conheço, o gnocchi de mandioquinha, nossa batata salsa ou batata baroa.
Foi isto que minha amiga Juslaine Gutierrez preparou em um almoço animado aqui por casa. Uma bela leva de leves e deliciosos gnocchis de mandioquinha, sem segredo algum, apenas substituindo a batata pela mandioquinha na receita básica. Vale a pena chamar a família e se divertir fazendo estas bolinhas divinas de massa.
Gnocchi de Mandioquinha
Ingredientes
- 1 Kg Mandioquinha batata salsa ou batata baroa
- 200 g Farinha de trigo
Instruções
-
Descasque e cozinhe a mandioquinha até estar macia. Passe por um espremedor de batatas ou esmague bem com um garfo. Misture com 3/4 da farinha e trabalhe com as mãos até que consiga uma massa solta e leve.
-
Passe para uma superfície enfarinhada e vá juntando o restante da farinha. Amasse somente o suficiente para que a massa permaneça leve e solta, mas levemente úmida. Tire uma porção de massa e enrole em uma superfície enfarinhada formando um rolo com a espessura de um polegar. Corte em pedaços de 2 cm.
-
Passe os pedaços pelos dentes de um garfo, forçando suavemente com as mãos, para formar estrias.
-
Para cozinhar, coloque pequenas quantidades de gnocchi em água salgada fervente. Assim que subirem, retire com uma escumadeira. Mantenha o gnocchi quente e repita a operação até acabar com todos.
-
O gnocchi fica bom demais com molhos à base de manteiga, natas ou tomates. Este foi guarnecido com um belo Ragu de Cordeiro.
Nhac!!!
RT @ObaGastronomia: UEBA! > Gnocchi de Mandioquinha – Juslaine Gutierrez http://t.co/rwegQONpJD