Gema Curada – Um Upload no Ovo

Gema curada

Se alguém já ouviu falar e nunca fez, está na hora de experimentar. Se alguém nunca ouviu falar, está na hora de conhecer e experimentar. Gema Curada é uma coisa fantástica, simples de preparar e que serve em várias preparações.

Quando publiquei alguma coisa sobre estas gemas, meu amigo Danilo Bueno comentou dando uma explicação bem bacana, que de novo agradeço por aqui.

Gemas de Sta. Thereza:  Receita dos conventos católicos que usavam a clara de ovo para engomar os hábitos das freiras e as gemas eram usadas para os mais diversos doces: “pastelzinho de Belém, pastel de Santa Clara e gemas de Santa Thereza”.

Gema curada

Para preparar Gemas Curadas, você só vai precisar de alguns ingredientes, geladeira e tempo. Depois de prontas, podem ser usadas em lascas, desmanchadas ou raladas, podendo até ser usada como substituto do queijo ralado em uma massa. As gemas duram bem por até 1 mês em geladeira, lembrando que os ovos usados devem ser frescos e de preferência caipiras.

Ingredientes:

6 gemas de ovos caipiras bem frescos

500 g de sal grosso

200 g de açúcar

4 colheres (sopa) de pimenta de moinho

Preparo:

Misture o sal, o açúcar e a pimenta e espalhe em uma travessa de vidro. Faça covas pequenas e deposite as gemas. Cubra com um pouco da mistura de açúcar, sal e pimenta e tampe com filme plástico, deixando uma pequena abertura. Esta mistura irá desidratar as gemas.

Gema curada

Leve para a geladeira e deixe por 5 dias. Caso queira uma gema com  consistência mais mole, retire após 3 dias na geladeira. Lave as gemas com muito cuidado e guarde em um pote com tampa. Mantenha em geladeira e utilize em massa, sanduíches, canapés, etc.

  • Você pode colocar mais ingredientes secos na mistura de sal e açúcar, como ervas secas, por exemplo.

Gema curada

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: