Se você ainda nunca experimentou Feijão-de-Corda, não sabe o que está perdendo. Este feijão, tão típico da culinária nordestina, é uma delícia e exige quase nada de tempo e ingredientes para prepará-lo. Ele puro já é uma perdição, mas quando entra em outras preparações, como esta farofa de feijão-de-corda que trago para vocês hoje aproveitando uma sobra de pernil assado, fica irresistível.
Vigna unguiculata, popularmente conhecida como feijão-miúdo, feijão-de-corda, feijão-fradinho, feijão-frade ou feijão-macáçar, é uma planta da família das leguminosas (Fabaceae), subfamília papilionoídea (Faboideae).
A sua origem é obscura, ainda que se acredite que seja originária da África Tropical, de onde teria se dispersado para outras regiões com clima semelhante, como a Índia. Possui várias subespécies, como o feijão-chicote, que têm, por sua vez, inúmeras variedades, cultivadas pelas sementes comestíveis, de formas e cores diversas, utilizadas também como forragem especialmente nutritiva e como adubo verde.
Este tipo de feijão constitui a base alimentar de muitas populações rurais devido ao seu elevado valor nutritivo a nível proteico e energético e à sua fácil adaptação a solos de baixa fertilidade e com períodos de seca prolongada. Na Região nordeste do Brasil, a colheita de suas vagens e o consumo de seus feijões ocorrem tanto na fase de plena maturação quanto antes, caso este em que o produto é denominado “feijão-verde”, sendo largamente usado na culinária regional. O feijão maduro é ingrediente básico do acarajé, bolinho frito típico da culinária baiana. (Wikipedia)
Farofa de Feijão-de-Corda com Pernil de Porco
Ingredientes
- 200 g Feijão-de-corda
- 300 g Farinha de mandioca nordestina ou de milho fina
- 50 g Bacon em tirinhas
- 2 unidades Tomate em cubos sem pele e sementes
- 3 colheres sopa Cheiro-verde picado (ou coentro)
- 1 unidade média Cebola roxa picada
- 1 dente Alho picado
- Suco de 1/2 limão Suco de limão
- À gosto Sal e pimenta-do-reino
- 300 g Sobras de pernil assado desfiado
- 2 colheres sopa Manteiga
Instruções
-
Cozinhe o feijão-de-corda em água salgada e uma folha de louro por 15 minutos depois da fervura. Ele deve estar al dente. Reserve.
-
Aqueça uma frigideira funda e coloque a manteiga. Junte o bacon e deixe que doure ligeiramente. Adicione a cebola e o alho e refogue por 1 minuto. Acrescente o pernil e cozinhe por mais 1 minuto. Junte o feijão cozido e escorrido e mexa bem por 2 minutos. Coloque a farinha e deixe cozinhar por 10 minutos. Tempere com o suco de limão, o sal e a pimenta. Retire do fogo e misture o tomate e o cheiro-verde. Sirva imediatamente.
-
Mais uma curiosidade para vocês!
Além dos nomes já referidos, esta espécie tem também os seguintes nomes populares:
-
boca-preta
-
ervilha-de-vaca
-
favalinha
-
feijão-alfanje
-
feijão-besugo
-
feijão-careta
-
feijão-carita
-
feijão-carito
-
feijão-caupi (oriundo do tupi)
-
feijão-chicote
-
feijão-chícharo
-
feijão-chinês
-
feijão-congo
-
feijão-corda
-
feijão-da-china
-
feijão-de-boi
-
feijão-de-corda
-
feijão-de-frade
-
feijão-de-macáçar
-
feijão-de-olho-preto
-
feijão-de-vaca
-
feijão-de-vara
-
feijão-frade
-
feijão-frade-comprido
-
feijão-galego
-
feijão-gurutuba
-
feijão-lagartixa
-
feijão-macáçar
-
feijão-mancanha
-
feijão-mineiro
-
feijão-miúdo
-
feijão-miúdo-da-china
-
feijão-vinha
-
feijãozinho-da-índia
-
mebauene
-
mucunha
-
mulato-gelato
Pingback: Salada de Feijão-de-Corda e Atum | Oba Gastronomia