Couve-de-Bruxelas é uma verdura (Brassica oleracea, grupo Gemmifera) que lembra pequenos repolhos e por isso, também é chamada de repolhinho, é do mesmo gênero que a couve. Ela tem a particularidade de crescer ao longo do talo da planta, que na época da colheita fica totalmente coberto pelos pequenos repolhos. Na cozinha a couve de bruxelas é usada de várias maneiras, e é principalmente recomendada como acompanhamento para carnes. Também pode ser usada no preparo de sopas, ensopados e cozidos
A Couve-de-Bruxelas é rica em sais minerais, principalmente fósforo e ferro. Contém vitaminas A e C, ambas importantes para a vista e para a pele. Como tem poucas calorias, pode fazer parte das dietas de emagrecimento. Além disso, é rica em fibras de celulose, sendo recomendada para as pessoas que têm problemas intestinais. (Wikipedia)
É esta verdura gostosa e nutritiva que estrela o OBA Gastronomia de hoje, acompanhada de um de seus melhores companheiros, o alho. Couve-de-Bruxelas e alho fazem uma dupla perfeita. Refogados no azeite de oliva, guarnecidos de pimenta, recobrindo um belo spaghetti, formam um prato de comer de portas fechadas, sozinho ou com uma carne ao seu lado. Vale a pena experimentar.
Spaghetti com Alho e Couve-de-Bruxelas
Ingredientes
- 250 g Macarrão Spaghetti
- 10 unidades Couve-de-Bruxelas
- 2 dentes Alho
- 2 colheres sopa Azeite de oliva extravirgem
- 1 unidade pequena Pimenta dedo-de-moça
- À gosto Sal
Instruções
-
Cozinhe o macarrão até estar al dente. Escorra e reserve.
-
Corte o alho em lâminas finas. Abra a pimenta e retire as sementes e a fibra branca. Fatie em cubinhos bem pequenos. Retire a parte dura do caule e cozinhe a Couve-de-Bruxelas em água salgada fervente por 4 minutos. Escorra em uma peneira e coloque em água fria. Divida ao meio.
-
Aqueça uma frigideira funda e coloque o azeite. Refogue o alho rapidamente e adicione a couve. Cozinhe por 1 minuto e junte o macarrão. Tempere com o sal e misture tudo muito bem. Sirva imediatamente.
-