Cozido – Comida de Mãe

Novidades para Maio 2013
22 de maio de 2013
Pizza Portuguesa
24 de maio de 2013
Mostrar todos

Segredinhos da Mãe do Chef

Dia de almoço em casa de mãe sempre tem sabor de saudade.. Mães tem este dom: ligar o estômago ao coração. Hoje não foi diferente. Almoço na casa de minha mãe e o prato do dia foi uma de suas especialidades de sempre: um belo Cozido com Legumes e um delicioso Pirão de quebra, para filho comer sem arrependimento.

Comida de mãe 1

Cozido é um prato à base de carnes e embutidos, legumes, verduras, ovos cozidos e temperos preparados na mesma panela. Normalmente é um prato único e tem como acompanhamento um pirão feito com o caldo do cozimento e farinha de mandioca.

Trazido para o Brasil pelos portugueses, já era comentado por Debret no início do século XIX. Em Portugal, prepara-se com carne de vaca, presunto, carne salgada de porco, salsicha, arroz, repolho picado, molho de tomate e grão de bico, sendo servido em três etapas: primeiro, caldo com arroz, depois repolho e por fim as carnes, acompanhadas de batatas cozidas. O caldo que sobra é usado no preparo de uma sopa ou para cozinhar arroz. (Pequeno Dicionário de Gastronomia – Maria Lucia Gomensoro)

Aqui no Brasil encontramos diversas versões de Cozidos. O mais frequente é o que leva legumes em sua composição, porém alguns são preparados com inúmeros ingredientes, inclusive outros tipos de carnes, como galinha e porco.

O Cozido que minha mãe prepara leva legumes e raízes. Batata, aipim e mandioquinha estão sempre presentes, assim como ervilha-torta e couve-de-bruxelas. O acompanhamento é sempre o pirão e arroz branco. Outro ingrediente que minha mãe sempre usa quando está disponível é o milho verde, ainda na espiga e cortado em pedaços menores. O de hoje, como era um dia de semana, foi mais simples, mas com o mesmo sabor fantástico de sempre.

Comida de mãe

A carne que é usada no Cozido é quase sempre de segunda. Músculo, acém, posta vermelha entre outras são sempre boas opções.

Cozido é um prato que combina com mães, perfeito para reunir a família. É um prato que exala um aroma bom demais por toda a casa, convidando-nos a dar uma passada na cozinha, pegar uma colher e provar o caldo antes dele ir para a mesa, coisa normal em casa de mães. Hoje não foi diferente.

* Saiba como preparar um Cozido Português.

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.