Costela Borboleta

Design Natural
19 de agosto de 2012
Berinjela com Presunto cru
21 de agosto de 2012
Mostrar todos

Depois de um tempo, neste domingo resolvi que era a hora de preparar um churrasco. Sempre bem vindo, churrasco é o rei dos almoços dominicais no Brasil. O ritual de reunir amigos em torno de uma churrasqueira, vendo as carnes assarem em brasas, é inabalável.

No meio de picanha, fraldinha (o vazio dos gaúchos), linguiças e corações, uma carne não poderia faltar: a costela. Carne preferida de qualquer assador, a costela é indispensável em qualquer churrasco que se preze. Daí, vem a questão do tempo de preparo. Uma boa costela é assada por horas, em diferentes alturas, quase um exercício de matemática.

Para você que não gosta de perder tempo esperando para saborear sua costela (apesar de ser um tempo delicioso), existe a opção da Costela Borboleta. Basta pedir para seu açougueiro cortar as ripas de costela em tiras finas, de 3 cm de largura,  sem o matambre e sem o excesso de gordura.

A Costela Borboleta foi criada por um dos sócios da Churrascaria Botafogo, onde era sua especialidade. Reza a lenda que, a cada jogo, um dos sócios era encarregado de assar a costela (carne saborosa e de preço acessível, mas de demorado preparo), para ser consumida após a partida. Este sócio, como não queria perder seu bate-bola, solicitou ao açougueiro que cortasse a costela em tiras e deixasse apenas a carne com osso, descartando a gordura e o matambre, de tal forma que sua cocção fosse bastante rápida. Hoje algumas churrascarias vendem este corte, que tem muitos fãs.

Costela Borboleta pode ser preparada apenas com sal grosso, mas eu prefiro a versão mais temperada, que é a que apresento hoje aqui no OBA Gastronomia.

Costela Borboleta

por 20 de agosto de 2012

  • Tempo de Preparo : 1 dia e 20 minutes
  • Porções : 4 pessoas

Ingredientes

Modo de Preparo

Misture todos os ingredientes em uma bacia e mergulhe a costela. Deixe de um dia para o outro.

Asse em churrasqueira, em fogo bem forte, virando para assar dos dois lados. Sirva como prato principal de seu churrasco ou para complementar o cardápio.

Print

Claro que não é necessário explicar de onde o termo Borboleta entrou na história. Basta ver. É uma maneira rápida e deliciosa de saborear costela. Uma ideia para seu próximo churrasco.

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.