Simples e sofisticado.
Em Gastronomia, ser complicado não é requisito para sofisticação.
Muito pelo contrário, nas coisas mais simples, mais rápidas, é que passamos o sabor mais puro de cada ingrediente. Às vezes, um simples fio de azeite transforma um prato da mais pura simplicidade em uma refeição digna de grandes cozinheiros.
É o caso da receita de hoje. Uma peça de contrafilé, grelhada ao ponto, generosamente regada com manteiga e queijo Roquefort, preparada na própria panela da carne. Para guarnecer, cogumelos e palmito Pupunha, somente salteados em manteiga.
Em poucos minutos, terá um prato que não fica nada a dever aos dos melhores restaurantes.
INGREDIENTES (1 pessoa)
1 bife de contrafilé, de 150/200 g
30 g de queijo Roquefort
30 g de manteiga clarificada (mais o que usar para grelhar a carne, cogumelos e Pupunha)
3 cogumelos Paris grandes, em fatias de 1,5 cm
2 rodelas de palmito Pupunha, em tiras de 1 cm
1 fio de azeite de oliva
Sal e pimenta-do-reino moída na hora à gosto
PREPARO
Aqueça uma panela de fundo grosso (de preferência de ferro). Coloque 1 fio de azeite e um pouco de manteiga. Tempere a carne com o sal e a pimenta e grelhe até o ponto desejado. Retire e reserve em local aquecido.
Na mesma panela, coloque mais um pouco de manteiga (em torno de 1 colher de sopa). Adicione os cogumelos e o palmito. Deixe refogar por alguns minutos, tempere com sal e reserve.
Diminua o fogo da panela. Coloque a manteiga para o molho e o queijo Roquefort. Mexa vigorosamente, somente o tempo do queijo derreter e incorporar com a manteiga.
Sirva a carne regada com a manteiga de Roquefort e a guarnição ao lado.
Simples, sofisticado e maravilhoso. Digno de um grande evento.
Como quase tudo que você faz: simples mas sofisticado, receitas fáceis de fazer mas que ficam longe de qualquer bifinho acebolado!
Adorei!
Parabéns, gostei muito da receita!!!
vou esperimentar
vou esperimentar