Hoje comemora-se o Dia Internacional do Chef de Cozinha. Pensei em colocar alguma receita mais rebuscada, com ingredientes raros, daquelas que a grande maioria das pessoas relaciona com Chefs. Optei por alguma coisa simples, mas emblemática. Uma receita que ilustre a realidade que é o dia-a-dia de uma cozinha, nada de muito glamour como parece.
Não deixo de enfatizar que a cozinha é um lugar mágico, onde a harmonia deve reinar sempre. Cozinhar é um ato quase sagrado. Transformar os “pepinos” que surgem no caminho em ensinamentos para o futuro é uma liturgia para o pessoal das panelas e fogões. Esta conserva picante de pepino é bem simbólica. Deliciosa e picante, como uma cozinha, apesar de todos os pepinos.
Parabéns a todos os que fazem da cozinha sua profissão e extensão de suas vidas!
Conserva Picante de Pepino
Ingredientes
- 1,5 Kg Pepinos para salada grandes
- 1 cabeça Alho
- 3 unidades Pimenta Dedo-de-moça
- 1 colher sopa Endro em grãos
- 4 colheres sopa Sal
Instruções
-
Diluir o sal na água e levar para ferver. Desligue e espere esfriar.
-
Lave bem os pepinos e corte em fatias de 0,5 cm no sentido do comprimento. Mergulhe as fatias em água gelada e deixe por 10 minutos.
-
Lave com água fervente um vidro para conservas com capacidade de 5 Kg. Corte uma tampa da cabeça de alho.
-
Ajeite as fatias de pepino no vidro, na posição vertical. Coloque a cabeça de alho e as pimentas, sem o cabinho. Despeje o endro e encha o vidro com a salmoura já fria. Leve para ferver em banho-maria por 5 minutos.
-
Guarde em local fresco. Deixe repousando por um mínimo de 5 dias e sirva como preferir (antepastos, sanduíches, saladas, etc.).