Estou às voltas com um almoço alemão que farei em breve e sou fã da culinária germânica, considero uma das mais ricas e saborosas do mundo. Quando começo a programar o cardápio de qualquer evento que faço, ainda mais se é étnico, pesquiso demais a cozinha que representarei. Gosto de seguir ao máximo a receita original, respeitar a maneira como o prato foi pensado e é preparado. Foi em um dos livros que possuo, o excelente Cozinha Alemã, de Heiko Grabolle, que conheci esta jóia camponesa, Batatas com Bacon, o quase impronunciável Bauernfruhstuck alemão.
Esta é uma comida típica de camponeses, daquelas que fazem parte da história do país, comida de resistência, simples, generosa, aconchegante e deliciosa. Pode ser servida no café da manhã, como minha querida amiga e colaboradora Regina Franco me contou (ela que morou lá), ou como um pequeno almoço ou jantar. A carne pode ser substituída, não fazendo do bacon uma exigência. Você pode utilizar até uma sobra de algum assado. Os ovos podem ser misturados batidos, dando uma cara de omelete ao prato. Eu segui a receita do livro e fiz ovos fritos, mas vai de seu gosto. O importante é preparar e servir esta delícia.
Batatas com Bacon (Bauernfruhstuck)
Ingredientes
- 400 g Batatas cozidas cortadas em cubos
- 100 g Bacon em fatias pequenas
- 1/2 unidade Cebola roxa em tiras
- 1/2 unidade pequena Alho-poró em rodelas somente a parte branca
- 20 g Manteiga
- 1 follhinha Louro
- À gosto Noz-moscada moída na hora
- 2 colheres sopa Óleo de girassol
- 2 unidades Ovos
- À gosto Sal e pimenta-do-reino
- À gosto Salsinha picada
Instruções
-
Aqueça uma frigideira grande e coloque a manteiga. Coloque o bacon, a cebola e o alho-poró e refogue por 3 minutos, mexendo sempre. Retire da frigideira e reserve.
-
Na mesma frigideira, coloque o óleo de girassol e frite os cubos de batata até dourarem. Tempere com o sal, a pimenta e a noz-moscada. Devolva o bacon, a cebola e o alho-poró para a frigideira. Polvilhe a salsinha e mantenha aquecido.
-
Frite os ovos deixando a gema mole. Sirva o prato quente com os ovos por cima.