A raia, ou arraia, é um peixe de médias e grandes dimensões, com a cauda e barbatanas enormes. Como a sua pele é viscosa, deve lavá-la bem e esfregá-la com uma escova de cerdas duras, de maneira a remover toda a viscosidade. Depois de bem lavada, enxugue-a e salpique-a com sal (que depois se tira). A sua carne é firme, saborosa e pobre em calorias, ou seja, ideal para quem quer emagrecer. Além de ser muito boa em caldeiradas, também é deliciosa frita, panada e assada no forno.
Dia destes, andando por um supermercado, dei de cara com o peixe em questão, a arraia. Tinha de trazer para nossos leitores, mesmo que alguns torçam o nariz ao pensar em comer arraia, pois é um peixe delicioso. Claro que já encontrei em pedaços prontos (na Figueira da Foz, Portugal, chamam pencas) para começar o preparo, sem a parte de toda a limpeza que o peixe inteiro exige. O trabalho agora consistia em pesquisar uma receita inspiradora. Assim, fui atrás de meus livros e atrás do Google.
Sou fã de receitas simples, sem muitos malabarismos, que respeitem o sabor do ingrediente em questão. Nestas buscas, encontrei a Arraia com Molho Pitau em um livro de gastronomia portuguesa que guardo com carinho, o Gastronomia Regional Portuguesa. Esta receita estava entre as especialidades de Beira Litoral. Nas buscas pela Internet, encontrei Raia Alhada à Moda de Olhão. Não encontrei diferença nenhuma entre uma e outra, mas não posso afirmar tratar-se da mesma receita. As duas utilizam alho, azeite de oliva e vinagre em sua composição. Uma, ou duas, receitas perfeitas para você provar a arraia.
Mira é uma terra humilde, mas a sua faina do mar e as suas gentes hospitaleiras dão-lhe uma riqueza única. Uma das especialidades da região são as caldeiradas, fartas em peixes.
Raul Brandão, em seu livro Os Pescadores, descreve: “A raia, para ser boa, deve ser comida de caldeirada de pitau (Mira), menos em Maio, porque raia em Maio, tumba à porta”.
Fonte: Gastronomia Regional Portuguesa – Sabores que o tempo não apaga – Editora Impala
Arraia com Molho de Pitau
Ingredientes
- 1 Kg Arraia em pedaços pencas
- 4 colheres sopa Azeite de oliva extravirgem
- 4 dentes batidos Alho
- 2 colheres sopa Vinagre de vinho branco
- 1 colher sopa Colorau
- 1 colher sopa Salsa picada
- À gosto Sal e pimenta-do-reino
- 3 unidades Batata cozida
- 6 florezinhas Brócolis cozido
Instruções
-
Salpique sal em todos os pedaços de arraia e deixe descansando por 2 horas. Lave bem. Leve para cozinhar em água com sal por cerca de 20 minutos. Enquanto isto, aqueça o azeite em uma frigideira funda junto com o alho, o vinagre e o colorau. Assim que levantar fervura, tempere com o sal e a pimenta e junte a salsinha picada.
-
Arrume o peixe nos pratos e despeje o molho por cima. Sirva com a batata e o brócolis cozidos.
Oooi,
que texto bonito!
Eu sei o quão difícil fazer posts frequentes!
Tenho postado sobre Mamãe Sarada no site amigasemulheres.com.br/mamae-sarada
Beijos!