Batata pode ser considerada a rainha das guarnições. Existem milhares de maneira para preparar e todas acompanham bem qualquer outro prato. A receita de hoje, Pomme Paillasson ou Batatas Capacho em português, lembra demais a Batata Rosti (Batata Suiça), com poucas diferenças em seu preparo e apresentação.

batata-paillasson

A receita original não leva recheio, mas sempre existem variações. Eu optei por rechear com uma mistura de queijos Parmesão e Muçarela ralados. Você encontrará receitas com o uso de azeite de oliva e com manteiga clarificada. As duas maneiras ficam deliciosas, mas com manteiga clarificada fica incomparável (ver método de preparo abaixo). Esta batata acompanha bem demais carnes grelhadas ou assadas. Que tal preparar no domingo que está chegando?

batata-paillasson-1

Aprenda a preparar Manteiga Clarificada!

Pomme Paillasson (Batata Capacho)

Tempo de Preparo 10 minutes
Cook Time 20 minutes
Tempo Total 30 minutes
Porções 4 pessoas

Ingredientes

  • 2 unidades grandes Batata tipo Asterix
  • 2 colheres sopa Queijo Muçarela ralado
  • 2 colheres sopa Queijo Parmesão ralado
  • 2 colheres sopa Salsinha picada
  • 2 colheres sopa Manteiga clarificada derretida (ou azeite de oliva)
  • À gosto Pimenta-do-reino moída na hora

Instruções

  1. Lave bem as batatas e rale com a casca. Esprema bem entre as mãos para retirar o excesso de água. Tempere com a pimenta-do-reino e misture bem com a salsa picada. Regue com a manteiga (ou azeite) e misture tudo.
  2. Forre o fundo de uma frigideira antiaderente (20 cm) com metade da batata. Coloque os dois queijos no meio e cubra com a outra metade da batata. Leve ao fogo médio e deixe atá que doure bem. Com o auxílio de um prato, vire a batata e deixe que doure o outro lado.
  3. Sirva imediatamente.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.