Pão é sempre divertido fazer em casa. Uma terapia fantástica, com uma das melhores recompensas que conheço. Quem não se empolga com o aroma de pão sendo assado espalhado por toda a casa? Quem resiste a uma fatia ainda quente, besuntada generosamente de manteiga? Não conheço ninguém que não se encante com isto.

Esta receita que trago para o OBA hoje foi retirada de uma antiga coleção de livros, daquelas que saíam semanalmente, reeditado pela Publifolha (a original é da Dorling Kindersley). Um pão branco em formato de rosca, enriquecido com cebolas refogadas e nozes tostadas.

Rosca de cebola e nozes

É um pão perfeito para  compor uma mesa de antepastos ou acompanhando um almoço que lembre o campo. Nozes e cebolas casam à perfeição.

Uma sugestão que ficará perfeita em sua mesa natalina. Este pão é delicioso.

Rosca de Cebola e Nozes

Tempo de Preparo 2 hours
Cook Time 50 minutes
Tempo Total 2 hours 50 minutes
Porções 1 rosca

Ingredientes

  • 500 g mais, se necessário Farinha de trigo
  • 420 ml Leite
  • 15 g Fermento fresco
  • 2 colheres sopa Azeite de oliva
  • 1 unidade média Cebola roxa
  • 60 g Nozes
  • 2 colheres chá Sal
  • À gosto Pimenta

Instruções

  1. Ferva o leite  e deixe amornar. Separe 60 ml e esfarele o fermento no leite. Deixe dissolver e descansar por 5 minutos.
  2. Coloque o fermento dissolvido, todo o leite restante e metade do azeite em uma tigela grande. Misture bem com as mãos. Vá juntando a farinha restante e misturando bem, até a massa começar a desgrudar dos lados da tigela. Deve ficar macia e um pouco pegajosa. Caso precise,  acrescente mais farinha.
  3. Enfarinhe uma superfície de trabalho e sove bem a massa por 7 minutos. Caso fique pegajosa demais, enfarinhe a base de trabalho. Forme uma bola , coloque em uma tigela, cubra e deixe crescer por 1 hora e meia, até dobrar de volume.
  4. Enquanto isto, leva as nozes para uma assadeira e ao forno, para que tostem bem. Retire e pique grosseiramente com uma faca.
  5. Pique a cebola. Aqueça uma frigideira e coloque a outra metade do azeite. Coloque a cebola e refogue por 5 minutos. Tempere com o sal  e a pimenta.
  6. Após a massa ter crescido, leve-a de volta à mesa de trabalho e amasse por alguns segundos, para retirar o ar. Misture a cebola e as nozes, forme uma bola e leve de volta para a tigela. Cubra e deixe descansar por 5 minutos.
  7. Retire e com o auxílio dos dedos, vá abrindo um buraco no centro da massa. Alargue girando, para obter um anel. Vá aumentando de maneira similar até chegar a 25 cm de diâmetro.
  8. Leve a rosca para uma forma untada com azeite, cubra e deixe crescer novamente por 45 minutos, em lugar protegido e quente.
  9. Pincele com uma mistura de gema de ovo e água e leve para assar em forno preaquecido por 50 minutos.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.