Mini Alcachofras Gratinadas

Home / Destaque Home / Mini Alcachofras Gratinadas

Estamos chegando na temporada das alcachofras. A partir de agora o preço começa a baixar e a oferta aumentar. Para quem, como eu, adora esta flor comestível, é a hora de se esbaldar. Assim como sua prima maior, a mini alcachofra também começa a ficar mais acessível. É colocar a imaginação para funcionar e começar as receitas.

A que trago para vocês no OBA Gastronomia de hoje, Mini Alcachofras Gratinadas, pode ser servida como uma guarnição ou como uma entrada. Vai de onde você a prepara, se em um ramequim ou em um refratário maior. Qualquer uma das duas farão sucesso em sua mesa.

Mini Alcachofras Gratinadas

por 16 de outubro de 2017

Tempo de Preparo : 15 minutes. Tempo de Forno : 15 minutes Porções : 4 pessoas

Ingredientes

Modo de Preparo

Retire as folhas externas mais duras das alcachofras. Corte na base e em 1/3 de seu comprimento. Enquanto faz isto, vá colocando em uma panela com água e 3 colheres (sopa) de vinagre. Leve ao fogo e deixe cozinhar por 10 minutos depois que levantar fervura.

Faça o Molho Bechamel

Aqueça uma panela e coloque a manteiga. Deixe que derreta. Coloque a farinha de trigo e mexa bem. Retire do fogo e junte metade do leite. Misture e volte ao fogo. Vá colocando o leite restante e mexendo sempre com um fouet (batedor de arame). Deixe cozinhar por 10 minutos e tempere com o sal, a pimenta e a noz moscada. Retire do fogo e coloque as folhinhas de tomilho.

Abra as alcachofras ao meio,  no sentido do comprimento, e espalhe no refratário. Caso use ramequins. Polvilhe o queijo ralado por cima e leve ao forno pré-aquecido até que gratine. Sirva imediatamente.

Caso use ramequins, calcule 3 mini alcachofras por pessoa em cada um, polvilhe o queijo ralado por cima e leve ao forno. Retire quando estiver gratinado.

 

 

Print
Orlando Baumel
Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.