Mini Alcachofras Gratinadas

Estamos chegando na temporada das alcachofras. A partir de agora o preço começa a baixar e a oferta aumentar. Para quem, como eu, adora esta flor comestível, é a hora de se esbaldar. Assim como sua prima maior, a mini alcachofra também começa a ficar mais acessível. É colocar a imaginação para funcionar e começar as receitas.

A que trago para vocês no OBA Gastronomia de hoje, Mini Alcachofras Gratinadas, pode ser servida como uma guarnição ou como uma entrada. Vai de onde você a prepara, se em um ramequim ou em um refratário maior. Qualquer uma das duas farão sucesso em sua mesa.

Mini Alcachofras Gratinadas

Tempo de Preparo 15 minutes
Cook Time 15 minutes
Tempo Total 30 minutes
Porções 4 pessoas

Ingredientes

  • 12 unidades Mini alcachofras
  • 2 xícaras Leite
  • 2 colheres sopa Farinha de trigo
  • 2 colheres sopa Manteiga
  • 1 pitada Noz moscada
  • À gosto Sal e pimenta-do-reino
  • 1 xícara Queijo Parmesão ralada
  • 4 raminhos Tomilho fresco

Instruções

  1. Retire as folhas externas mais duras das alcachofras. Corte na base e em 1/3 de seu comprimento. Enquanto faz isto, vá colocando em uma panela com água e 3 colheres (sopa) de vinagre. Leve ao fogo e deixe cozinhar por 10 minutos depois que levantar fervura.

Faça o Molho Bechamel

  1. Aqueça uma panela e coloque a manteiga. Deixe que derreta. Coloque a farinha de trigo e mexa bem. Retire do fogo e junte metade do leite. Misture e volte ao fogo. Vá colocando o leite restante e mexendo sempre com um fouet (batedor de arame). Deixe cozinhar por 10 minutos e tempere com o sal, a pimenta e a noz moscada. Retire do fogo e coloque as folhinhas de tomilho.
  2. Abra as alcachofras ao meio,  no sentido do comprimento, e espalhe no refratário. Caso use ramequins. Polvilhe o queijo ralado por cima e leve ao forno pré-aquecido até que gratine. Sirva imediatamente.
  3. Caso use ramequins, calcule 3 mini alcachofras por pessoa em cada um, polvilhe o queijo ralado por cima e leve ao forno. Retire quando estiver gratinado.
  4.  
  5.  

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu