Confit de Lombo de Porco

Home / Receitas do OBA! / Técnicas e Bases / Bases de cozinha / Confit de Lombo de Porco

A técnica de conservar carne de porco em sua própria gordura é antiga e foi muito usada pelos colonos brasileiros. Na falta de energia elétrica, a carne era cortada em pedaços, mergulhada na banha derretida e frita, para depois ser armazenada na mesma banha. Aqui recebeu o nome de “Carne na Lata”. Na França, este processo denomina-se Confit e tornou-se um prato refinado e difundido no mundo inteiro. Por lá, a carne mais utilizada é a de pato.

Lombo confit

Apesar de ser um tanto demorado e exigir uma atenção grande na temperatura do fogo, que deve ser sempre baixa, preparar um confit é ter a certeza de colocar na mesa uma das carnes mais macias e saborosas que você irá experimentar. O cozimento lento pode ser conseguido improvisando-se uma base para a panela, deixando acima da chama do fogão.

Lombo confit 1

Este Confit de Lombo de Porco depois de pronto pode ser servido da maneira que você preferir. Acompanhado de um molho ou de uma farofa, em um sanduíche caprichado, ou ele sozinho, sem mais nada de acessórios. Este prato vale por si. É perfeito para um almoço de domingo, onde o tempo não importa tanto assim.

Lombo confit 2

Confit de Lombo de Porco

por 6 de abril de 2016

Tempo de Preparo : 20 minutes. Tempo de Forno : 4h 00 min Porções : 8 pessoas

Ingredientes

Modo de Preparo

Esfregue o sal grosso na peça de carne. Coloque as ervas e o alho no fundo de uma panela funda e ponha o lombo em cima. Despeje a banha por cima e leve ao fogo, com a panela acima da chama. Cozinhe em fogo bem baixo por 4 horas. Caso aconteça da banha ferver, desligue o fogo por alguns minutos e retome o cozimento.

Retire o lombo e guarde a banha de porco. Caso não use toda a carne, mergulhe o que restou na própria banha, para uso posterior.

Lombo confit 3

Print
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.